fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
familias
  • Português
  • Español
  • English

Saiba escolher o equipamento de segurança eletrônica certo

Há diversas situações nas quais um equipamento de segurança eletrônica pode ser instalado. Dentre as mais conhecidas está a proteção do pátio de casas, da recepção de empresas ou para o controle de acessos em condomínios.

Diante de tantas situações, surge a dúvida: qual é o dispositivo mais indicado para cada uma delas?

Neste post, você vai conhecer a variedade de produtos de segurança eletrônica e para quais ocasiões são mais indicados. Assim, você fica sabendo como escolher o dispositivo certo para proteger sua casa, condomínio ou empresa. Confira!

Categorias de equipamento de segurança eletrônica

Alguns equipamentos de segurança eletrônica são amplamente conhecidos, como as cercas elétricas, câmeras e os alarmes, por exemplo. O que muitas pessoas não sabem é que cada uma dessas categorias de produtos contam com diferentes modelos que variam o alcance, a resolução, comunicação e a potência, por exemplo.

Também, outra questão importante é que alguns equipamentos complementam ou potencializam a ação de outros.

Veja as principais categorias, suas características e indicações de uso.

Alarmes

Com certeza é um dos equipamentos de segurança eletrônica mais utilizados. Eles podem ser monitoráveis e conectados com empresas de segurança e monitoramento, além de notificar o usuário.

Ainda, os alarmes podem ser convencionais. Neste caso, quando o alarme é acionado, o usuário é informado do disparo, por sirenes e até mesmo pelo celular.

Alarmes são indicados para:

Os alarmes são versáteis e indicados para a maioria dos locais como por exemplo, casas, empresas e indústrias de pequeno, médio e grande porte.

Equipamentos que fazem parte dos sistemas de alarmes

Como foi citado anteriormente, alguns equipamentos complementam as funcionalidades dos sistemas de segurança. No caso dos alarmes, há dispositivos básicos para o funcionamento como:

  • Central de alarme    
  • Sensores de presença
  • Sirene
  • Entre outros

Sensores

O sensor também é um equipamento de segurança eletrônica amplamente utilizado, é um dos dispositivos básicos de um sistema de alarme. É um dispositivo que detecta estímulos e aciona a central de alarme.

Como funcionam?

Estes sensores fazem parte do sistema de alarme e podem ser configurados conforme a necessidade de alcance e sensibilidade, permitindo que a cobertura seja adaptada para variados ambientes como áreas fechadas, áreas semiabertas e áreas externas.

Desta forma, existem diferentes modelos de sensores indicados para locais e objetivos diferentes. Confira os principais.

Sensor ativo ou sensor de barreira

É um modelo formado por 2 dispositivos. Enquanto emitem feixes de luz, o outro detecta, formando uma barreira invisível. Assim, a central de alarmes é acionada quando algum objeto interrompe os feixes.

Contudo, o sensor ativo tem modelos com mais de um feixe de luz, indicados para locais mais amplos.

Sensores ativos são indicados para:
  • Um feixe: áreas pequenas e locais pontuais;    
  • dois feixes: reforça a proteção de muros e portões;    
  • múltiplos feixes: indicado para áreas amplas.

Sensor passivo ou sensor de presença

Sabe quando você entra em algum local e percebe um dispositivo, em sua maioria branco no canto superior da parede e quando você passa ele acende uma luz de LED? É muito provável que este ambiente tenha um sensor infravermelho passivo. Isso porque o modelo identifica movimentos, através de sua tecnologia e, se o sistema de alarme estiver armado, aciona o alarme.

Eletrificadores para cercas elétricas

As cercas elétricas precisam de eletrificador para funcionar. Este importante aparelho é responsável por emitir pulsos de alta tensão pelos fios da cerca. Diante disso, é importante destacar que os modelos de eletrificadores variam conforme a potência da energia. Também, alguns deles podem ser programados e acionados por aplicativos no celular.

Eletrificadores para cercas elétricas são indicados para:

  • O sistema de cerca elétrica é indicado para proteger perímetros como muros, portões, áreas de depósitos, etc. Assim, pode ser instalado em casas com pátio, condomínios e empresas.

CFTV ou câmeras de segurança

O circuito fechado de televisão também é reconhecido CFTV ou apenas câmeras de segurança. São equipamentos importantes para o monitoramento de ambientes residenciais, públicos e corporativos.

Entretanto, é relevante destacar que existem diferentes modelos de câmeras, desde modelos com alta tecnologia como análise de imagens, imagens coloridas a noite, resolução 4K até os mais simples.

As câmeras de segurança são indicados para:

  • Casas: além da função básica para aumentar a segurança dos locais, é muito utilizada para monitorar pessoas e até mesmo animais de estimação.
       
  • Condomínio: para locais com a movimentação de muitas e diferentes pessoas, as câmeras são fundamentais para auxiliar o trabalho da equipe de segurança.
       
  • Empresas: muitas delas apostam no CFTV para monitorar o fluxo de pessoas, identificar visitantes e manter a segurança do ambiente.

Interfonia

O porteiro eletrônico é um equipamento de segurança encontrado na maioria dos condomínios e em empresas com acesso restrito.

Ainda, algumas residências também contam com a facilidade de atender a porta a distância com o interfone residencial.

Além dos conhecidos porteiro eletrônico e interfone, que conectam usuário e visitante por voz, existe o videoporteiro, um equipamento que mostra imagens de quem está na porta.

Todos esses exemplos fazem parte da categoria chamada de interfonia, que contempla também controles de acesso e acessórios.

A interfonia é indicada para:

  • Casas: é muito útil para conferir previamente quem está querendo acessar a residência através do interfone residencial ou videoporteiro. Além da comodidade que o morador tem em não precisar se dirigir até o portão para abri-lo.
       
  • Condomínio: fundamental para o sistema de segurança verificar quem deseja entrar nas dependências e monitorar o fluxo de pessoas. O porteiro eletrônico é altamente indicado para estruturas com guarita e recepção. Da mesma forma, o controle de acesso com cartão RFID também pode ser instalado e facilitar o dia a dia dos condôminos.
       
  • Empresa: ajuda a aumentar a segurança de empresas que não fazem atendimento aberto ao público. Os modelos mais indicados dependem do tamanho e da estrutura corporativa.

Equipamentos de interfonia

  • Porteiro eletrônico
  • Videoporteiro
  • Centrais de comunicação   
  • Interfonia residencial    
  • Controle de acesso    

Agora que você já conhece quais os modelos de sensores a JFL pode oferecer e quais se adequam a sua necessidade, entre em contato com a gente. Também estamos nas redes sociais, nos acompanhe!


Centro de Treinamento Tecnológico

Seja um profissional de Segurança Eletrônica certificado pela JFL Alarmes.

Acessar Calendário

Cursos de capacitação tecnológica a distância

Aprender sobre os equipamentos JFL nunca foi tão fácil.

Acesse os cursos

Loja JFL

Adquira materiais promocionais com a marca JFL para sua distribuidora e clientes.

Acessar loja JFL

RLG Automatizadores

Conheça os Automatizadores e Cancelas RLG. Uma empresa do Grupo JFL Alarmes.

Acessar site RLG