fbpx

Casa, prédio ou condomínio: veja qual o melhor tipo de moradia para você

Depois de mais de um ano de pandemia podemos ver a olho nu que ela mexeu com muitas estruturas. Você, assim como milhões de brasileiros, também já deve ter sentido na pele a necessidade de mudar algum comportamento, hábito ou até mesmo seu local de moradia. Quase 93% da população brasileira acredita que a vida não voltará a ser exatamente como era antes.

Com a exploração do trabalho em home office e a possibilidade de realizar tarefas rotineiras diretamente de casa, o setor imobiliário se viu aquecido e o processo de compra do imóvel sem visita subiu de 28% antes da pandemia para 45%.

A busca por imóveis à venda aumentou e também se deslocou. Por conta da adoção do modelo home office, o interesse por empreendimentos fora dos grandes centros disparou. Pessoas que sempre sonharam com a casa própria agora também buscam lugares com mais espaço e conforto para a família.

Com toda essa movimentação surgem as dúvidas de qual tipo de moradia combina mais com a necessidade de cada um. Então vamos te ajudar a tomar essa decisão falando um pouco mais dos prós e contras de se morar em casa, prédio e condomínios. Boa leitura!

Casa

Quando se fala em morar em casa logo vem à cabeça um quintal ensolarado, mais espaço para a família crescer, a criançada correr e também para receber familiares e amigos com conforto. Além disso, é uma excelente escolha para quem busca mais privacidade e não quer se comprometer com taxas de condomínio.

Por outro lado, quanto maior a casa maior os gastos com a manutenção da mesma. Uma grama que precisa ser cortada, a piscina que precisa ser limpa, tudo será por sua conta, enquanto em prédios e condomínios essa preocupação fica a cargo da administração. 

Outro ponto que precisa ser observado com muita atenção é a segurança do local. Furtos e roubos ocorrem em maior frequência em casas, por isso, dependendo do local, é indispensável a instalação de sistemas de segurança com câmeras e alarmes para evitar surpresas desagradáveis.

Prédio

Esse tipo de moradia é a que mais exige atenção em termos de convivência, afinal existem regras que você pode concordar ou não, mas deverá seguir para continuar vivendo ali sem arranjar problemas. Antes de se mudar é bom observar se o perfil dos moradores e também das regras atendem à sua expectativa e necessidades.

Normalmente prédios possuem portarias, que podem ter um funcionário responsável ou não, mas que de qualquer maneira tornará o local mais seguro para quem vai morar sozinho ou que deixa o apartamento sozinho grande parte do tempo.

Se curtir um solzinho é um ritual importante para você, antes de se mudar, pergunte a posição da incidência do sol nas janelas ou varandas do apartamento. 

Condomínio

Se teve um tipo de moradia que caiu no gosto dos brasileiros com a pandemia foram os condomínios. Dados fornecidos pelas imobiliárias apontam crescimento de quase 50% nas buscas por casas ou lotes em condomínios fechados só na região metropolitana de Belo Horizonte.

Escolher morar nesses locais é optar pela união dos benefícios das casas e prédios. Você vai ter o gerenciamento de toda a segurança, profissionais cuidando da manutenção de jardins e piscinas, mas ainda tem a vantagem de contar com uma comunidade e uma vida social perto o suficiente para aproveitar e longe o bastante para resguardar sua privacidade.

Contudo, o olhar de atenção aqui vai para as regras de convivência, o valor da taxa mensal de condomínio e se o local é receptivo aos animaizinhos de estimação caso você tenha ou queira ter um.

Seja qual for o tipo de moradia que você optar, não se esqueça de ficar de olho na segurança oferecida pelo local e, caso não tenha, nas formas de implementar novas soluções. Para não ter erro, não se esqueça, sempre indicamos que faça uma consultoria com profissional especializado no assunto.
A JFL Alarmes possui uma linha completa que vai deixar você e sua família tranquilos e seguros independente do local escolhido. Você encontra nossas soluções em representantes por todo o Brasil. Entre em contato conosco para saber qual está mais perto de você.


Centro de Treinamento Tecnológico

Seja um profissional de Segurança Eletrônica certificado pela JFL Alarmes.

Acessar Calendário

Cursos de capacitação tecnológica a distância

Aprender sobre os equipamentos JFL nunca foi tão fácil.

Acesse os cursos

Loja JFL

Adquira materiais promocionais com a marca JFL para sua distribuidora e clientes.

Acessar loja JFL

RLG Automatizadores

Conheça os Automatizadores e Cancelas RLG. Uma empresa do Grupo JFL Alarmes.

Acessar site RLG