7 dicas para fidelizar seus clientes

Manter os clientes é um desafio para todo profissional autônomo e empresas de todos os portes. Em contrapartida, estudiosos identificaram que fidelizar seus clientes gera menos custo que conquistar novos.

Além disso, a fidelização aumenta um requisito muito importante para qualquer profissional: sua credibilidade. Para quem presta serviço, a indicação é consequência positiva de ter uma credibilidade reconhecida.

Para auxiliar na fidelização, selecionamos 7 dicas fundamentais para manter seus clientes e prosperar novos negócios com eles:

1. Entenda o perfil do seu cliente

Para fidelizar o cliente, é importante entender o perfil dele. Fazer perguntas, analisar o tipo de cliente e compreender a real necessidade do serviço faz parte dessa leitura.

Se você tem dados cadastrais de seus clientes, dê atenção a eles. Ao analisar os registros, você encontra informações importantes para suas ações comerciais. Por exemplo: pode perceber que a maioria de seus clientes são de uma determinada região, de uma certa faixa etária, solicitam atendimento em um turno com mais frequência, entre outros.

2. Tenha atendimento fácil e flexível

Hoje em dia, com tanta oferta de qualquer serviço ou produto, a excelência no atendimento garantiu seu lugar como um diferencial para os profissionais. Priorize além de um bom atendimento e facilite a vida do cliente e o seu trabalho.

Amplie seus canais de contato e tenha um WhatsApp ou Telegram comercial. Você ainda pode atender em horários flexíveis se perceber que seus clientes solicitam visitas antes ou depois do horário comercial.

3. Avalie a satisfação

Finalizou mais uma instalação? Já deixe agendado um novo contato para saber se está tudo bem, se os equipamentos estão funcionando corretamente ou se o cliente está com alguma dificuldade.

Pode ser uma mensagem, um telefonema, depende do perfil do seu cliente. Mas faça esse contato ativo e avalie a satisfação. Ele é importante para a fidelização e para o relacionamento com quem contrata os seus serviços.

4. Cadastre e acompanhe seu cliente

O cadastro é importante para muitas ações: entender o perfil do cliente, ter um controle comercial, mapear novas oportunidades de negócios e fidelizar são algumas delas.

Você registra as visitas no cadastro correspondente de cada cliente e alimenta os campos conforme as necessidades e objetivos: pode solicitar o e-mail para enviar documentos importantes, como orçamentos e nota fiscal; a data de nascimento, e surpreender seu cliente com uma mensagem de aniversário, entre outras ações.

5. Upselling: ofereça novidades

Upselling é uma técnica comercial para oferecer ao cliente novos itens, atualizações e versões melhoradas de um produto. Diante de um novo equipamento ou de uma nova tecnologia, você pode enviar uma comunicação aos seus clientes que sejam possíveis interessados.

Vale destacar que a estratégia de upselling é sempre uma oportunidade para estimular a recompra e a fidelização. Avalie e ofereça novidades para o público certo.

6. Aposte no pós-venda

As técnicas de pós-venda abraçam muitas estratégias. Um pós-venda bem feito se preocupa desde a avaliação da satisfação até a oferta de novos produtos.

Neste meio do caminho, outras ações também fazem parte das estratégias de pós-venda, como a manutenção e um canal de contato para tirar dúvidas e dar orientações aos clientes.

Quer uma dica? Estruture ações de pós-venda e determine os passos que você vai seguir após a realização do seu serviço. Não esqueça que a execução e um bom atendimento fazem parte da venda, mas o pós-venda é essencial para fidelizar seus clientes.

7. Invista em relacionamento

Percebeu como todos os itens apresentados fazem com que você se relacione com o cliente além do momento da instalação?

Isso porque a venda é apenas uma etapa. Se manter clientes é mais vantajoso que conquistar novos a todo o momento, investir em ações que promovam o relacionamento entre as partes é o caminho para a fidelização.

Obviamente que alguns clientes estão interessados apenas na execução do serviço. Muitos nem esperam o contato posterior, por isso, ficam surpresos positivamente com ações de pós-venda.

Talvez eles não percebam a necessidade de novas contratações no momento, mas se precisarem indicar um serviço de qualidade, as chances de você ser lembrado são mais significativas. Fidelizar seus clientes é um objetivo que precisa fazer parte das suas metas. Siga aqui no blog e leia as dicas para se diferenciar e valorizar o seu serviço.