fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
familias
  • Português
  • Español
  • English

Perfil do cliente: conheça os principais tipos e como agir

Você sabia que conhecer o perfil do cliente e saber como agir com cada um deles pode fazer a diferença na satisfação em relação ao seu serviço? Sim! As relações interpessoais contam, e muito, em qualquer negócio, e no mercado de segurança eletrônica não é diferente.

Veja a lista dos tipos de clientes mais comuns e como lidar com eles.

Bem-humorado

O perfil do cliente bem-humorado torna o atendimento mais leve. É um perfil que gosta de conversas paralelas, assuntos do dia a dia e não dispensa uma descontração. Mas fique atento: ele costuma desviar de assuntos mais sérios, como a negociação de um orçamento.

Entre na onda. Seja simpático, interaja, mas não perca o foco durante o atendimento.

Calado

Alguns clientes não gostam de interagir. Preferem ficar mais silenciosos, assistir ao trabalho, questionar muito pontualmente e não se interessam por muitos argumentos e explicações que você esteja disposto.

Para lidar com este perfil, respeite o silêncio. Faça perguntas pertinentes, mas nunca desconfortáveis. Aguarde a resposta, tenha paciência e fortaleça a confiança.

Curioso

O cliente curioso quer entender tudo. Para que serve cada peça, como funciona, qual a necessidade, as funcionalidades, enfim, qualquer situação pode virar um grande questionário de perguntas técnicas e curiosas.

Para atender o perfil curioso, aproveite e demonstre seus conhecimentos. Explique, mostre as especificações técnicas, use exemplos e de respostas que ele precisa de forma didática.

Entendido

Enquanto há clientes com sede em entender o seu trabalho, existem aqueles que, por terem um certo conhecimento, acreditam que sabem exatamente o que precisa ser feito. Gostam de dar opinião, fazer intervenções e questionar.

Para atender o perfil entendido, dê espaço para a fala dele, ouça com atenção, mas seja firme, claro e técnico ao explicar a escolha de um equipamento ou as especificações de um orçamento. Sempre amigável. A ideia é construir e fazer com que ele se sinta parte da solução.

Prático

É aquele cliente que preza pela praticidade e agilidade no atendimento. Não questiona muito, fica com dúvidas mais comuns e prioriza a solução do seu problema.

Por mais que o prático seja um perfil mais despreocupado, sempre dê ciência de todos os pontos de forma breve, mas reforce recomendações importantes e mantenha um atendimento de qualidade, por mais que ele demonstre falta de interesse num primeiro momento.

Impaciente

Sabe aquele cliente que solicita uma visita e deseja que ela seja feita naquele exato momento? Ou que solicita o mesmo orçamento em diferentes canais de atendimento para tentar agilizar o processo?

Tenha paciência com o perfil impaciente. Uma dica que costuma funcionar é, logo após receber alguma solicitação, responda e explique seus prazos: dentro de quanto tempo você estará no local, ou quando enviará a informação que ele precisa. Combine com ele e deixo-o ciente das condições. Se for possível atender com mais agilidade, faça isso.

Entender o perfil do cliente pode ajudar a fidelizá-lo. Mas é claro que, para qualquer um deles, é importante que você mantenha 3 pilares: empatia, paciência e profissionalismo.

Nunca deixe nenhum desses requisitos de lado. E não esqueça: para conquistar e manter clientes, aposte também em estratégias de venda.


Centro de Treinamento Tecnológico

Seja um profissional de Segurança Eletrônica certificado pela JFL Alarmes.

Acessar Calendário

Cursos de capacitação tecnológica a distância

Aprender sobre os equipamentos JFL nunca foi tão fácil.

Acesse os cursos

Loja JFL

Adquira materiais promocionais com a marca JFL para sua distribuidora e clientes.

Acessar loja JFL

RLG Automatizadores

Conheça os Automatizadores e Cancelas RLG. Uma empresa do Grupo JFL Alarmes.

Acessar site RLG