4 motivos para ter um sistema de alarme no seu imóvel

Garantir a segurança e proteção do nosso imóvel é fundamental, afinal, nossa família e quem amamos estão ali. Com o sistema de alarme, é possível inibir a ocorrência de invasões, assaltos, roubos e outros delitos. Sendo assim, é um meio eficaz de garantir a sua segurança e a de toda a sua família dentro e fora da residência.

Levando em consideração a importância de um sistema de alarme, separamos 4 motivos para você colocá-lo no seu imóvel, além de muita informação útil e necessária. Continue a leitura e saiba um pouco mais!

Entenda como funciona

A primeira coisa que você precisa saber é que, um sistema de alarme é composto por vários dispositivos, e não apenas por um equipamento, por exemplo. Possui uma central, sensores, sirenes e outros acessórios. Quando a central recebe um evento (detecção, por exemplo) do sensor, ela executará o que foi programado. Ela pode enviar uma notificação para aplicativo ou telefone cadastrado, pode disparar uma sirene ou para uma equipe de monitoramento, caso o sistema seja monitorado.

Os sensores de presença detectam movimentos nas áreas internas e externas do imóvel. Quando algum movimento é identificado, as sirenes e notificações são acionadas. No caso de você ter contratado uma empresa de monitoramento, o sistema de alarme se comunica imediatamente com a empresa. Logo, os operadores tomam as medidas cabíveis.

Além disso, é possível acompanhar o imóvel à distância e em tempo real, tudo pelo seu smartphone. Veja a seguir os principais sistemas de alarmes e suas especificações.

Conheça os principais sistemas de alarmes

Sistema de alarme residencial não monitorado

Os equipamentos utilizados em uma central não monitorada são os mesmos de uma que possui monitoramento, porém a grande diferença é que quando se fala em sistema de alarme não monitorado, quer dizer que o próprio cliente é responsável por acompanhar e tomar as providências necessárias em casos de disparos.

Sistema de alarme residencial monitorado

Esse é para o cliente que deseja contar com uma empresa, que irá monitorar o sistema por 24h, além de ter uma base de dados com todos os registros desde sua ativação. Cada um dos sistemas possui suas particularidades. O ideal é contratar um profissional de segurança eletrônica para que ele avalie o seu imóvel e seu estilo de vida para oferecer a solução que mais se encaixe às suas necessidades, por exemplo, monitorado ou não monitorado, onde instalar os sensores e mais. 

Veja 4 motivos para colocá-lo em seu imóvel

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), a cada 100 tentativas de furtos em locais com alarmes, 94% fracassam. Esse será um dos motivos que vamos citar, mas tem muitos outros. Agora que você já sabe como funciona o sistema de alarme, já conhece os principais tipos no mercado, está na hora de entender os motivos de tê-los em casa, concorda? Confira!

1) Identificar imediatamente uma tentativa de invasão

Você poderá sair da sua residência ou viajar sem se preocupar, já que se algo acontecer no seu imóvel, você será notificado, seja pela equipe de monitoramento ou pelo seu próprio celular. Como citamos anteriormente, o sistema de alarme que tem contato direto com uma central de monitoramento, assim que houver a suspeita de que há alguém no imóvel, irá tomar as medidas necessárias. Já o sistema de alarme não monitorado você mesmo deve acompanhar e tomar as providências necessárias em casos de disparos.

2) Proteger quem você ama, desde família, amigos e animais de estimação

Sabemos que, geralmente, a nossa maior preocupação são as pessoas que nós amamos, seja família, amigos ou animais de estimação – que para nós são considerados família, né? Saber que eles estão seguros quando não estamos por perto e que podemos tomar providências caso algo aconteça é, no mínimo, um alívio. O sistema de alarme traz essa proteção e mantém seguro quem você ama.

3) Dificultar alguma invasão em sua residência

Como entrar em um local sem ser visto? O sistema de alarme dificulta essa ação, o que inibe a invasão. Detectando imediatamente o movimento, o alarme age imediatamente e previne ou interrompe a atividade.O profissional de segurança eletrônica irá analisar o imóvel e indicar o melhor sistema de alarme para cada cenário de vulnerabilidade.

4) Valorização do imóvel

O sistema de alarme pode valorizar muito mais o seu imóvel se precisar vendê-lo ou alugá-lo. Isto porque, ao investir em segurança, você ajudará a proteger bens materiais por mais tempo. Além, é claro, de garantir a integridade e as ótimas condições estruturais da sua propriedade.

Esperamos que esses 4 motivos e as outras informações tenham sido úteis para você e que você continue em busca de segurança e proteção para o seu lar. Caso precise de mais informações, entre em contato com algum dos nossos distribuidores e solicite a indicação de um profissional de segurança eletrônica para te ajudar.


Centro de Treinamento Tecnológico

Seja um profissional de Segurança Eletrônica certificado pela JFL Alarmes.

Acessar Calendário

Loja JFL

Adquira materiais promocionais com a marca JFL para sua distribuidora e clientes.

Acessar loja JFL

RLG Automatizadores

Conheça os Automatizadores e Cancelas RLG. Uma empresa do Grupo JFL Alarmes.

Acessar site RLG