Seja no final do ano ou em qualquer oportunidade, quem viaja e fica dias fora de casa precisa agir com prevenção para manter a residência segura e evitar qualquer problema relacionado a isso.
É importante colocar no checklist da preparação da viagem alguns cuidados para não esquecer, como, por exemplo, conferir se todos os acessos da residência estão devidamente fechados e qual iluminação será acionada enquanto a casa estiver sem os moradores.
Vem ver as 5 melhores dicas de automação residencial e segurança eletrônica para reforçar a segurança e viajar numa boa.
1. Experimente portões de garagem automatizados
Imagine a seguinte situação: enquanto você viaja, seu vizinho se dispõe para receber uma encomenda, ou serviço na sua casa, como o jardineiro. Saiba que é possível automatizar a abertura e o fechamento do portão da garagem com o uso de tecnologias e dispositivos inteligentes. Não precisa deixar a chave da sua casa com terceiros, basta abrir e fechar o equipamento por aplicativo.
2. Programe a iluminação da residência
Quem viaja, costuma manter a casa iluminada durante a noite para aumentar a segurança do local. Contudo, o que muitas pessoas não percebem (mas os invasores, sim!) é que manter a mesma iluminação acionada durante o dia pode entregar que não há moradores naquele período, o que pode facilitar a vida de pessoas com má intenção e de olho na rotina da casa. Isso sem contar os impactos na sua conta de energia elétrica.
Por isso, é interessante controlar a iluminação da sua residência com automação residencial. É pelo celular que você programa quando determinados pontos de luz serão ligados e quando serão desligados.
3. Acompanhe a movimentação da casa
Seja pelas câmeras de segurança ou para conferir o motivo do disparo de um alarme, você consegue acompanhar tudo que acontece e ao vivo pela telinha dos dispositivos móveis, mas para isso precisa escolher equipamentos desenvolvidos com estas funções.
Lembre-se que nem todos os modelos de produtos de segurança eletrônica disponíveis no mercado estão adaptados para o uso de tecnologias que permitem integrar o aparelho com automações residenciais.
4. Peça sensores com função PET
Sensores com essa função não acionam a central de alarme pela presença dos pets que ficam em casa enquanto você viaja. Assim, a residência permanece protegida e com os alarmes ativados enquanto os peludos passeiam pela residência e áreas externas. Sem contar que é uma ótima opção para evitar disparos acidentais e sem tentativas de invasão.
Vai viajar? Então, não esqueça de buscar soluções com foco em automação residencial para ter mais conforto e segurança. Falando nisso, você já deu uma olhada na nossa linha JFL home?
Bom, se ainda não, pedimos licença para dar uma dica extra aqui: visite o site da linha exclusiva da JFL Home agora mesmo.
Boa viagem!