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Pós-venda: a importância do relacionamento para fidelizar clientes

O mercado está em constante mudança e o aumento do leque de opções de produtos e serviços podem causar a impressão de áreas saturadas. Isso nem sempre é verdade, já que a concorrência é muito menor para quem busca se destacar a partir de estratégias de vendas cuidadosas e estruturadas, capazes de entregar valor agregado ao cliente a ponto de que ele queira comprar outras vezes.

Quando falamos em processo de vendas, falamos em etapas que começam na prospecção e se complementam até o momento do cliente completar sua jornada de compra. Muitos se enganam ao pensar que este trabalho acaba quando a venda é finalizada, pois é justamente a partir daí que acontece a etapa de pós-venda.

Hoje e cada vez mais, os clientes exigem e buscam mais do que fazer simples aquisições. Ao decidir por uma marca, a pessoa escolhe também como será atendida e os benefícios que o relacionamento cliente-marca pode oferecer a ela e outras nuances que tornam a marca única.

O serviço de pós-venda

Entende-se como pós-venda todas as ações que as empresas tomam após uma venda, com o intuito de manter o relacionamento e gerar novas oportunidades de negócio espontaneamente. Este é um momento crítico e que deve ser olhado com atenção caso a intenção seja de fidelizar o cliente e realizar novas negociações construídas com base na confiança.

Esta etapa pode ser composta por ações simples ou mais elaboradas e deve ser desenhada de acordo com a complexidade do produto ou serviço em questão. De forma ou de outra, é uma fase muito importante e que deve ser levada em consideração em todos os casos.

Criar o relacionamento e fazer com que o cliente volte por si só pode ser muito interessante a nível comercial, já que conquistar um novo cliente, além de requerer muito mais esforço, pode custar de 5 a 7 vezes mais caro para o negócio.

Segundo uma pesquisa da Opinion Box publicada em 2018, 71% dos brasileiros recomendam marcas para amigos e familiares quando ficam satisfeitos. Esse é um dado muito expressivo que está intimamente ligado ao pós-venda realizado pelas empresas.

Confira abaixo algumas práticas de pós-venda que podem beneficiar o seu relacionamento com o cliente e fazer você vender mais.

Base de dados com histórico do cliente

Manter sua base de dados atualizada é muito útil em diferentes ações que queira realizar, principalmente quando se trata de pós-venda onde você precisará de dados cadastrais atualizados do cliente. 

Canais de comunicação

Assim como você, seus clientes buscam facilidade e praticidade ao buscar informações sobre produtos, serviços ou mesmo dados de contato.

Estar presente nos canais disponíveis como Instagram, Linkedin, site e outros meios que forem relevantes na sua comunicação causa a sensação de proximidade e confiança que se unem à ação de compra.

Meça as ações e resultados

Após realizar uma compra, o cliente pode dar indícios de sua satisfação ou desagrado sobre uma ou mais vertentes do processo. Cabe a você buscar e ficar a par de tudo com objetivo de buscar maneiras de aperfeiçoar seu trabalho.

O feedback do cliente é parte importante de quase todas as estratégias de um negócio, pois todo o esforço é dedicado a ele. Por isso, não descarte as reclamações, elas são informações quentes que trazem a oportunidade de melhora.

Ofereça oportunidades exclusivas

Todo cliente gosta de se sentir especial e exclusivo, então aproveite sua base de dados para fazê-lo se sentir assim. No pós-venda, demonstre suas intenções de manter o relacionamento com promoções e oportunidades exclusivas de acordo com o interesse e a trajetória do cliente dentro da sua empresa.

Vantagens do pós-venda

A estratégia de pós-venda, quando bem planejada e organizada, traz bons resultados, tanto a curto quanto a longo-prazo para as empresas. Confira alguns deles:

  • Auxilia a organização quanto ao mapeamento da satisfação do cliente;
  • Identifica problemas no processo de vendas;
  • O cliente satisfeito indica a empresa para outras pessoas;
  • A indicação gera um eficiente marketing boca a boca;
  • Mantém a credibilidade e reputação do negócio;
  • Gera diferencial competitivo;
  • Maximiza o lucro da empresa.

Em uma realidade que o cliente busca identificação de seus valores nas marcas, fornecer o serviço de pós-venda pode ser o grande diferencial para se destacar e conquistá-lo antes da concorrência.

Aproveite as dicas da JFL Alarmes para colocar esta etapa do processo de vendas em prática. Se quiser mais dicas de como conquistar a clientela, confira a matéria 7 dicas para fidelizar seus clientes.


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