fbpx

Como fazer o planejamento anual de 2021 para o seu negócio?

Um dos anos mais atípicos dos últimos tempos chegou ao fim. Com isso, vem a necessidade de fazer o planejamento anual para 2021, porque organizar os próximos passos é uma tarefa importante para qualquer negócio, e a recomendação serve tanto para profissionais de segurança eletrônica quanto para donos de lojas.

Para ajudar na organização do ano que vem por aí, selecionamos tópicos que são essenciais ao fazer o planejamento anual. Acompanhe!

Retrovisor

Uma questão que precisa ser abordada ao começar o planejamento anual é avaliar o ano que passou. Assim, é importante “olhar pelo retrovisor”, verificar informações e levantar dados de 2020, como:

  • faturamento da empresa;
  • número de novos clientes; 
  • número de clientes que recompraram o serviço;
  • orçamentos solicitados x fechados;
  • períodos com mais e menos demanda;
  • fatores externos relevantes (como a pandemia);
  • serviços mais executados;
  • canal de comunicação que mais recebe contato.

Evidentemente, você só terá essas informações se fizer o registro financeiro e comercial no decorrer do ano. Por isso, é importante ter o controle das suas atividades e ter como rotina registrar todas elas a cada atendimento.

Logo, ao avaliar os dados de 2020, você pode direcionar o seu planejamento para objetivos coerentes com a realidade do negócio, e mais estratégicos.

Metas

Um dos pontos mais importantes do planejamento é a definição das metas. Considere o seu cenário atual, os objetivos que você tem para o seu negócio e trace metas bem claras e focadas. 

Por exemplo, se você quer que seus clientes solicitem novamente o seu serviço, determine quantos deles você gostaria que recomprassem no próximo ano. Isso é uma meta, e neste exemplo, você pode planejar ações de pós-venda.

Mercado

Busque informações sobre o mercado de segurança eletrônica. Leia sobre tendências e sobre os produtos que estão em alta. Você pode entrar em contato com os fornecedores para saber quais são as novas tecnologias aplicadas e os novos dispositivos disponíveis.

Também, analise se você não precisa de qualificação para atender as demandas do mercado de 2021. Neste contexto, aposte em cursos e tutoriais de fontes confiáveis para ampliar sua técnica.

Orçamento

O planejamento anual é uma  excelente ferramenta para fazer o orçamento do ano. Ao mapear seus investimentos e despesas que terá em 2021, é possível organizar as suas finanças e prever suas ações.

Se você pretende fazer um curso que seja pago, por exemplo, pode incluir o investimento no seu planejamento e estar preparado para a atividade.

Calendário de ações

Por fim, vale destacar que, para atingir cada meta posta para 2021, você precisa escolher as ações que serão executadas para chegar nos seus objetivos. Assim, é essencial organizar e distribuir as tarefas em um calendário. 

Neste mesmo documento, dilua o seu orçamento do ano (conforme as necessidades de cada mês) e aponte as ações mensais que serão feitas.

Esses são apenas alguns tópicos importantes que você precisa considerar ao fazer o seu planejamento anual. Contudo, ele pode ser ainda mais detalhado e desenvolvido a cada ano.

Assim, para complementar suas ações para 2021 e desenvolver a sua empresa, leia o post e veja Como se diferenciar e valorizar o seu serviço.


Centro de Treinamento Tecnológico

Seja um profissional de Segurança Eletrônica certificado pela JFL Alarmes.

Acessar Calendário

Cursos de capacitação tecnológica a distância

Aprender sobre os equipamentos JFL nunca foi tão fácil.

Acesse os cursos

Loja JFL

Adquira materiais promocionais com a marca JFL para sua distribuidora e clientes.

Acessar loja JFL

RLG Automatizadores

Conheça os Automatizadores e Cancelas RLG. Uma empresa do Grupo JFL Alarmes.

Acessar site RLG