Como economizar em energia elétrica sem abrir mão da segurança e conforto

É necessário ter uma casa segura e econômica, no entanto, para isso, não é preciso perder o conforto do dia a dia. Você pode ter os três: segurança, economia e conforto!

Os cenários econômico e ambiental merecem que a gente busque opções de como economizar energia elétrica durante todo o ano. Itens de segurança eletrônica, como o sensor de presença, é um bom exemplo disso. 

Com as alternativas inteligentes, os controladores de iluminação e interruptores inteligentes, por exemplo, facilitam a vida do morador que quer economizar, ter segurança e muito mais conforto.

Continue a leitura se quiser saber mais sobre segurança, economia e conforto!

Dicas para economizar

É importante você adotar boas práticas o ano todo. Boa parte da geração de energia no Brasil é feita em hidrelétricas, o que demanda água, chuva e demais condições que nem sempre são as ideais. Reduzir a conta de energia é fundamental não apenas pelo lado financeiro, mas também pelo ambiental. Abaixo separamos algumas dicas para você colocar em prática:

Chuveiro elétrico

Tome banhos rápidos e lembre-se de desligá-lo para se ensaboar e lavar os cabelos. É essencial a limpeza periódica dos orifícios de saída de água do chuveiro. Além disso, nunca reaproveite a resistência queimada – isso provocará o aumento do consumo e colocará em risco a sua segurança.

Lâmpadas de led

As lâmpadas em uma residência consomem entre 15 e 25% do total de energia elétrica. Aproveite sempre a luz natural para iluminar o ambiente. Dê preferência a lâmpadas LED especialmente na cozinha, área de serviço e outros locais que fiquem com as luzes acesas mais de quatro horas por dia. Este modelo contribui com o baixo consumo de energia, além de ser mais resistente.

Desligue a TV ao dormir

Utilize a função “timer” das TVs. O televisor é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados.

Fique de olho no carregador do celular

Não deixe o carregador na tomada depois que o aparelho estiver completamente carregado. Mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.

Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora

Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por um notebook, que costuma ser mais econômico.

Tenha conforto e segurança com JFL Home 

Uma solução boa para continuar reduzindo a conta de energia elétrica ao longo do ano é ampliar o uso dos dispositivos inteligentes. Além de programar quando as luzes vão acender e apagar, por exemplo, você programa ar-condicionado, som ambiente e muitas outras funcionalidades pelo celular, evitando o desperdício e deixando estas tarefas mais fáceis, confortáveis e práticas.

Com JFL Home e seus controladores e interruptores inteligentes você pode:

  • Programar os aparelhos para desligarem conforme as temperaturas vão mudando, evitando assim o uso constante deles;
  • Controlar os ventiladores que são ligados na tomada. Assim, você pode programá-los ou controlá-los para serem desligados depois de refrescar o ar;
  • Quem tem um ar-condicionado pode aproveitar as baixas temperaturas. Programe para desligá-lo quando a casa já estiver mais quente – tudo por meio de um aplicativo;
  • Se você possui um aquecedor é possível esquentar a casa e quando tudo estiver bem confortável, desligá-lo automaticamente e economizar mais energia;
  • Acenda e apague as luzes com apenas um clique no celular. Está deitado e as luzes estão acesas? Esqueceu as luzes ligadas ao sair de casa? Basta desligá-las pelo aplicativo do seu celular.

Essas dicas podem fazer a diferença na conta no final do mês. Economizar energia é para o ano todo e manter a segurança e conforto também. Aproveite para colocar em prática.

Se você se interessou pela linha JFL Home, saiba mais no nosso site ou entre em contato.


Centro de Treinamento Tecnológico

Seja um profissional de Segurança Eletrônica certificado pela JFL Alarmes.

Acessar Calendário

Loja JFL

Adquira materiais promocionais com a marca JFL para sua distribuidora e clientes.

Acessar loja JFL

RLG Automatizadores

Conheça os Automatizadores e Cancelas RLG. Uma empresa do Grupo JFL Alarmes.

Acessar site RLG