fbpx

5 dicas práticas para prevenir incêndios domésticos

Com a implementação tanto de home office quanto homeschooling no último ano, passamos a ficar muito mais tempo dentro de casa e, consequentemente, a observar com mais atenção os detalhes da rotina caseira, como a prevenção de incêndios domésticos.

Evitar qualquer acidente requer atenção e pequenos cuidados em situações do dia a dia que, à primeira vista, parecem inofensivas, mas que é melhor prevenir para não precisar remediar, certo? Continue a leitura, anote essas dicas para ficar de olho na sua casa e mande essa matéria para quem você acha que precisa saber desses cuidados.

Uso e armazenamento de álcool

Essa sempre foi uma preocupação, mas com as normas de higienização mais rígidas por conta da pandemia, existe um vidrinho de álcool para cada canto da casa.

É recomendado que, se estiver em casa, use água e sabão para higienizar suas mãos e deixe o álcool 70% para quando estiver fora. Só aí já é possível diminuir os riscos.

Quando for manusear o líquido ou o gel tenha cuidado com cigarros ou qualquer outro tipo de inflamável que possa estar por perto.

Uso correto de tomadas

Não é incomum ver por aí vários aparelhos ligados a uma mesma tomada com auxílio de “T’s” (benjamins). Apesar de ser prático, essa não é uma boa ideia, já que a carga de energia em um mesmo ponto pode sobrecarregar a rede elétrica e causar incêndios. Você pode substituir esses adaptadores por uma régua com fusível, um acessório que se rompe em caso de sobrecarga.

Além disso, quando for ligar um eletrônico que não usa com tanta frequência na tomada, verifique se ele é 110 ou 220V para não levar nenhum susto e acabar queimando seu aparelho.

Em casos de tempestades, especialmente aquelas com muitos raios, retire o que puder da tomada. Isso evita que alguma descarga possa cair na sua casa e danificar os aparelhos, além, é claro, de evitar os incêndios. 

Cuidados com velas

Usadas para iluminar o ambiente na falta de energia ou para deixar fragrância e romance no ar, os cuidados devem ser os mesmos.

O ideal é que você as coloque num recipiente adequado e o mais longe possível, principalmente de tecidos que possam queimar em contato com a chama, como almofadas, cortinas e cobertas.

Atenção aos eletrodomésticos

Muito práticos e facilitadores da rotina dentro de casa, os eletrodomésticos às vezes podem ser fonte de alguns sustos. Incêndios nesses aparelhos podem acontecer por diversos motivos diferentes, como:

  • Muitos deles ligados em uma mesma tomada;
  • Acúmulo de poeira e sujeiras, causando sobrecarga;
  • Manutenções feitas por quem não entende do assunto;
  • Emendas nos fios;
  • Uso incorreto dos aparelhos, como colocar materiais indevidos dentro do microondas ou esquecer o ferro de passar roupas ligado em cima da roupa.

Armazenamento de gás

Eis um dos maiores pontos que devemos ter atenção! O ideal é que os botijões fiquem do lado de fora da moradia, mas nem sempre é possível. Quando for o caso, deixe-o o mais isolado que puder e quando não estiver em uso, feche a válvula de saída do gás.

A prevenção de incêndios domésticos deve acontecer em qualquer lar, mas especialmente naqueles com crianças que às vezes nos escapam aos olhos e não têm consciência dos perigos que as coisas podem oferecer.

A JFL Alarmes conta com uma linha dedicada aos cuidados com a prevenção de incêndios e você encontra essas soluções em todo o Brasil com nossos representantes. Entre em contato conosco para saber qual o mais próximo de você.


Centro de Treinamento Tecnológico

Seja um profissional de Segurança Eletrônica certificado pela JFL Alarmes.

Acessar Calendário

Cursos de capacitação tecnológica a distância

Aprender sobre os equipamentos JFL nunca foi tão fácil.

Acesse os cursos

Loja JFL

Adquira materiais promocionais com a marca JFL para sua distribuidora e clientes.

Acessar loja JFL

RLG Automatizadores

Conheça os Automatizadores e Cancelas RLG. Uma empresa do Grupo JFL Alarmes.

Acessar site RLG