Você sabe as diferenças das principais resoluções de imagem em CFTV?

Fica nítido o avanço na tecnologia das câmeras de segurança, quando observamos os diferentes níveis de resolução de imagem.

Atualmente, os produtos destinados a sistemas de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) oferecem uma qualidade de imagem superior e uma definição impressionante, permitindo a captura de detalhes minuciosos em locais de cobertura extensa como fazendas, condomínios e indústrias. Além de imagens nítidas em ambientes menores, como comércios e casas, por exemplo.

Essa diversidade traz consigo benefícios significativos, especialmente no setor de segurança. Vamos entender mais sobre essas características? 

Características gerais

Algumas características em relação às imagens precisam estar bem claras, como a resolução e o armazenamento. Dois itens importantes quando falamos em gravações de CFTV.

Definição da resolução

A resolução de imagem refere-se à quantidade de detalhes visuais que uma câmera de segurança pode capturar e exibir. É medida em pixels horizontais e verticais, resultando em uma resolução total expressa como “largura x altura”, por exemplo, 1920×1080.

Impacto no armazenamento e largura de banda

À medida que a qualidade da resolução aumenta, o tamanho dos arquivos de vídeo também ficam maiores, assim, o armazenamento precisa contar com um gravador específico (DVR e NVR), que reconheça essa especificação e também com HD de armazenamento compatível com a necessidade. Além disso, resoluções mais altas exigem uma largura de banda de rede maior para transmitir os vídeos em tempo real.

A diferença de resolução entre as câmeras analógicas e IP

Antes de nos aprofundarmos nas principais resoluções de imagens presentes no mercado, é importante entender a diferença da qualidade de imagem entre as câmeras analógicas e IP, já que vamos citá-las em alguns momentos.

A resolução de uma câmera analógica é medida em linhas de TV (TVL), que indicam o número de linhas horizontais que a câmera pode exibir. Quanto maior o número de TVL, maior a resolução da câmera. Por exemplo, uma câmera analógica com 600 TVL tem uma resolução de 720×480 pixels.

A resolução de uma câmera IP é medida em megapixels (MP), que indicam o número de pontos que a câmera pode exibir. Quanto maior o número de MP, maior a resolução da câmera. Uma câmera IP com 2MP tem uma resolução de 1920×1080 pixels.

Portanto, as câmeras IP têm uma resolução superior às câmeras analógicas, o que significa que elas podem capturar imagens mais nítidas e detalhadas. Isso pode ser útil para identificar rostos, placas de carros ou objetos suspeitos em um ambiente monitorado.

Um panorama da resolução de imagem

Há diversas opções de resolução, de acordo com as necessidades de cada usuário e levando em conta o propósito do projeto. Se você possui uma indústria, condomínio ou uma fazenda, por exemplo, a captura das câmeras precisam ser nítidas mesmo a longa distância, certo?

E claro, em locais menores, como comércios e residências, as imagens precisam ter uma boa resolução para identificar bem as pessoas no ambiente. Abaixo separamos as principais características das resoluções que encontramos atualmente no mercado, confira!

High Definition (HD)

A resolução HD é uma opção intermediária que oferece uma imagem de melhor qualidade em comparação com a outras mais baixas como o SD, por exemplo. Existem várias resoluções HD no CFTV, como 1280×720 pixels (HD 720p) ou 1920×1080 pixels (Full HD 1080p). O HD oferece uma maior clareza e detalhes, permitindo uma melhor identificação de objetos e pessoas. Ela fornece 1 megapixel (1MP) de resolução e pode ser utilizado em sistemas com sinal analógico ou IP.

Full HD (1080p)

Essa resolução, também conhecida como 1080p ou 2MP, é uma opção popular para sistemas de segurança eletrônica. Oferece uma imagem de alta qualidade, com detalhes mais nítidos e maior definição de cores. Também pode ser usada em sistemas com sinal analógico ou IP.

3MP

A resolução de imagem de uma câmera é a medida da quantidade de pixels que ela usa para formar as imagens. As chamadas câmeras 3MP, por exemplo, têm cerca de 3 milhões de pixels na imagem (2048×1536). Elas são bem populares no mercado e um ótimo investimento para quem busca imagens nítidas para ambientes internos e externos.

5MP

As câmeras 5MP geram mais confiança em monitoramentos por ter mais riqueza de detalhes. Elas entregam uma qualidade alta na imagem (2560×1920 pixels) e são ótimas opções para ambientes externos e para projetos que necessitam de alta nitidez.

Outras resoluções

Vale ressaltar que no mercado de CFTV existem outros tipos de qualidade de imagem. As resoluções citadas acima são as mais conhecidas, porém existem outras câmeras com diferentes definições e megapixels. A 4K, por exemplo, não é tão usada, mas oferece uma qualidade de imagem excepcionalmente boa, com resolução de 3840×2160 pixels ou 4096×2160 pixels. 

Tecnologias JFL Alarmes 

As câmeras da JFL possuem tecnologias de ponta que são aplicadas em cada dispositivo para beneficiar e atender a demanda de diferentes clientes. Cada um deles encontrará uma solução que satisfaz exatamente o que ele busca.

A Tecnologia Always Color, por exemplo, é perfeita para ambientes escuros como estacionamentos, já que permite através de seus sensores, captar e gravar imagens coloridas com riqueza de detalhes, independente se for dia ou noite. Com a alta resolução, imagens coloridas e adaptabilidade, as câmeras noturnas da linha permitem fazer ajustes de brilho, nitidez, contraste, saturação, entre outros, de maneira simples e rápida para oferecer ainda mais eficiência no monitoramento.

Já os modelos de câmeras Speed Dome oferecem uma segurança diferenciada e de alta performance. Isso porque é um dispositivo robusto para monitoramento a grandes distâncias. As câmeras captam e processam imagens de alta qualidade para locais que necessitem de clareza e riqueza de detalhes.

Quer saber mais sobre as nossas soluções e o universo da segurança eletrônica? Acompanhe o Blog JFL! Clique aqui e cadastre-se para receber nossas matérias exclusivas.