A inovação está cada vez mais presente no dia a dia. Seja por meio das atividades em home office, atendimentos online ou processos automatizados, a tecnologia é um meio de constante evolução e otimização de tarefas.
Para acompanhar essas mudanças, as soluções tecnológicas ganham espaço nas mais variadas demandas. Algumas delas merecem destaque pelo crescimento de usuários e atuação nos últimos tempos, e são elas que serão apresentadas neste post. Acompanhe!
Inteligência artificial
A inteligência artificial é uma das soluções tecnológicas que mais se destacam atualmente. Compreende na aplicação de uma inteligência similar à humana em dispositivos e softwares que respondem conforme às situações.
Se você já ouviu falar da Alexa, saiba que ela é um bom exemplo de inteligência artificial. A assistente virtual da Amazon pode entender o que acontece, identificar as solicitações de usuários e executa tarefas simples, como: acionar aplicativos, luzes, alarmes, dar informações de trânsito e tempo por comando de voz.
Hiperautomação
Se a automação já era fundamental para a linha de produção de empresas, para avanços na segurança eletrônica e em situações que podem ser otimizadas com o uso de equipamentos e robôs, a hiperautomação surge para melhorar ainda mais esses processos.
Ela avalia como os diferentes mecanismos de automação conversam, interagem e propõe a combinação deles para tornar a tarefa mais simples em todas as etapas.
Multiexperiência
A experiência do consumidor é algo que boa parte das empresas se preocupa em proporcionar, com o objetivo de conquistar e fidelizar clientes. Diante disso, a realidade aumentada e a interação entre o digital e o convencional fomentam um cenário de multiexperiência.
O objetivo da multiexperiência é combinar aplicativos, softwares e vivências de forma simultânea para proporcionar novas formas de interação da empresa com o usuário. Vale estimular o touch, a fala, filtros divertidos, realidade virtual e outros recursos.
Proteção de dados
As soluções tecnológicas trabalham com dados e informações do usuário para que sejam personalizadas de acordo com o que ele busca. Isso implica em coletar e armazenar dados pessoais e uma responsabilidade que precisa ser assumida pelas empresas.
Por isso, empresas éticas e que priorizam o bom relacionamento com seus clientes precisam aderir a políticas de privacidade e de proteção de dados para repassar confiança e credibilidade.
Dar opções de permissão, de uso e de interação ao cliente é fundamental para que ele fique confortável e seguro para fazer compras online, realizar cadastros para receber materiais ou solicitar informações online.
Big data
Se de um lado a proteção de dados é algo essencial para que o usuário interaja com marcas e empresas de forma segura, de outro, empresas se preocupam com a organização desses dados, e de como analisá-los.
É isso que a tecnologia big data proporciona. Ela organiza informações conforme as regras estabelecidas e gera análises importantes para tomadas de decisões. Atualmente, profissionais como os cientistas de dados executam atividades que estão cada vez mais ao lado de cargos estratégicos dentro de empresas
Além das apresentadas, entre as soluções tecnológicas em destaque está a internet das coisas, que pode ser aplicada até mesmo em dispositivos de segurança eletrônica para proteger a sua casa, empresa, condomínio e qualquer outro local.Confira no post “Internet das Coisas: como é aplicada na segurança eletrônica?” para saber mais.