fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
familias
  • Português
  • Español

Conheça os principais Sensores de Alarmes

Quando o assunto é segurança, os sensores de alarmes são equipamentos que sempre estão entre os mais utilizados em residências e empresas.
Para quem tem interesse por esses dispositivos é importante conhecer a tecnologia utilizada para escolher o sensor mais adequado.
Neste post você vai saber quais são as características dos principais sensores, chamados de passivos e ativos. Veja como eles funcionam e os locais indicados para instalação.

Sensores passivos

Os sensores de alarmes passivos são aqueles que identificam movimentos pela variação da temperatura no ambiente.
Conhecido também por sensor de presença, o equipamento pode ser utilizado para acionar a iluminação quando uma pessoa entra no local protegido, ou para disparar o alarme e comunicar a situação de risco ao sistema de segurança.

Como funcionam

O dispositivo é um receptor que identifica feixes de luz infravermelha. Quando ocorre a mudança de temperatura no ambiente, acontece também a variação de infravermelhos, o que faz com que o sensor seja acionado.
Sobre a composição, os equipamentos contam com uma lente Fresnel, conhecida por ser utilizada em faróis e por captar iluminação em posições oblíquas. Além da lente, possui um led que é acionado quando o sensor identifica a presença de alguém por meio do calor.
Existem dois tipos de sensores passivos: com e sem fio . O primeiro é conectado de forma direta com o sistema de segurança pela energia elétrica, enquanto o segundo envia informações por ondas de rádio e é mantido por baterias.

Locais de instalação

Como os passivos são sensíveis às mudanças de temperatura, são sensores que costumam ser instalados em ambientes internos.
Vale ressaltar que locais que recebem luz solar com intensidade — assim como ambientes expostos ao vento — devem ser evitados, pois podem acionar o alarme acidentalmente.

Sensores ativos

Diferente dos passivos que detectam a emissão de infravermelhos, os sensores ativos contam com 2 dispositivos: um deles emite luz e o outro identifica.
Este modelo também é conhecido como sensor de barreira , porque o feixe emitido entre os equipamentos forma uma linha invisível que, quando atravessada por algo, aciona o sistema de alarme.

Como funcionam

Os sensores ativos são compostos por aparelhos instalados em locais com possível passagem para invasores, sendo fixados cada um em uma extremidade, formando assim uma barreira de luz infravermelha.
A quantidade de feixes emitidos pelo sensor pode variar e — conforme a necessidade e o local de instalação — contar com um ou múltiplos feixes de luz.
É um sensor que pode ser instalado facilmente por profissionais do ramo. Além disso, tem como uma das principais vantagens o design discreto quando comparado com cercas elétricas.

Locais de instalação

Os ativos são sensores de segurança indicados para áreas externas . A variação da quantidade de feixes de luz é importante para estar de acordo com o local que será coberto, conforme a indicação técnica.

● Um feixe: ideal para áreas pequenas e mais restritas;
● dois feixes: indicado para muros e portões;
● múltiplos feixes: modelo de alta precisão e indicado para áreas amplas.

É importante salientar que para escolher o melhor sistema de segurança para sua casa ou empresa vai depender dos objetivos e das áreas que serão protegidas.
Aproveite que você já sabe um pouco mais sobre os dispositivos e conheça a linha de sensores de alarmes da JFL . Os modelos disponíveis tem como foco precisão e eficiência
para manter qualquer local seguro.


Centro de Treinamento Tecnológico

Seja um profissional de Segurança Eletrônica certificado pela JFL Alarmes.

Acessar Calendário

DDNS e Nuvem

Acesse rapidamente o DDNS JFL e o acesso em NUVEM (P2P).

DDNS JFL Nuvem

Loja JFL

Adquira materiais promocionais com a marca JFL para sua distribuidora e clientes.

Acessar loja JFL

RLG Automatizadores

Conheça os Automatizadores e Cancelas RLG. Uma empresa do Grupo JFL Alarmes.

Acessar site RLG