fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
familias
  • Português
  • Español
  • English

O que são e para que servem os sensores infravermelhos passivos num sistema de alarme?

Existem atualmente no mercado vários componentes de segurança que são primordiais na estruturação de um sistema de segurança eficaz.

O sensor infravermelho passivo é utilizado para detecção de intrusão através da verificação da variação de temperatura do ambiente. Ele oferece a precisa detecção dentro de um ambiente definido fazendo acionar o alarme.

Estes sensores podem ser configurados conforme a necessidade de alcance e sensibilidade, permitindo que a cobertura seja adaptada para variados ambientes como áreas fechadas, áreas semiabertas e áreas externas.

 

O que são sensores infravermelhos passivos?

Um sensor de infravermelho passivo é formado por um receptor que reage à emissão de raios infravermelhos. Quando ocorre um movimento no ambiente há uma variação de luz infravermelha que permite que o sensor perceba essa movimentação.

Este tipo de sensor infravermelho é chamado de passivo, pois ele capta o calor do corpo detectado no ambiente sem emitir luz infravermelha.

Funciona tanto em ambientes externos quanto em internos, sendo que para cada aplicação existe um tipo mais indicado de equipamento.

 

CARACTERÍSTICAS

Os sensores infravermelhos têm uma lente denominada Fresnel, que caracteriza-se por ser branca leitosa e multifacetada, com um led interno que acende quando capta a intrusão no ambiente.

Os sensores passivos podem ser com ou sem fio. Os com fio, ficam ligados diretamente a central de alarme e os sensores sem fio funcionam com baterias como fonte de alimentação e transmite dados através de ondas de rádio.

Alguns modelos de sensores oferecem a detecção de microondas, sendo capazes de detectar de maneira mais precisa qualquer movimento no ambiente. Também podem possuir a função anti-mascaramento, que identifica bloqueios acidentais ou intencionais que por alguma razão, possam enganar o sistema de detecção do sensor.

Alguns sensores possuem também a função PET, evitando detecção da presença de pequenos animais e disparos desnecessários do alarme.

Estes sensores também podem ser adaptados quanto ao nível de alcance, podendo ser ajustado para vários locais, oferecendo cobertura em diferentes ambientes. 

 

COBERTURA DE SENSORES COM FIO

Os sensores infravermelhos passivos com fio e sem fio podem ser ajustados de acordo com o ambiente que será instalado.

  • A distância de detecção é de até 15 metros;
  • Ângulo de detecção é de até 115°;
  • Indicado para ambientes fechados, semiabertos e totalmente abertos;

 

CUIDADOS NA INSTALAÇÃO DOS SENSORES PARA GARANTIR A EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE SEGURANÇA

 Para que este componente de alarmes funcione perfeitamente, são necessários alguns cuidados na sua instalação:

  • Não instale o sensor direcionado para superfícies refletoras, fontes de luz infravermelha ou próximo a objetos que causam mudanças bruscas de temperaturas como janela, ventiladores ou aquecedores.
  • Não instale o sensor direcionado para uma escada que um animal de estimação possa ter acesso.
  • Não coloque objetos ou móveis de altura superior a 0,8m, que um animal de estimação possa escalar (por exemplo, um gato em um sofá).

 

POR SE TRATAR DE EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA E DE AJUSTES SENSÍVEIS, DEVE SER INSTALADO POR PESSOAS TÉCNICAS ESPECIALIZADAS E EXPERIENTES.


Confira aqui a linha de sensores passivos da JFL Alarmes.

Entre em contato com a JFL Alarmes e solicite mais informações.


Centro de Treinamento Tecnológico

Seja um profissional de Segurança Eletrônica certificado pela JFL Alarmes.

Acessar Calendário

DDNS e Nuvem

Acesse rapidamente o DDNS JFL e o acesso em NUVEM (P2P).

DDNS JFL Nuvem

Loja JFL

Adquira materiais promocionais com a marca JFL para sua distribuidora e clientes.

Acessar loja JFL

RLG Automatizadores

Conheça os Automatizadores e Cancelas RLG. Uma empresa do Grupo JFL Alarmes.

Acessar site RLG