fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
familias
  • Português
  • Español
  • English

Segurança para idosos: como equipar a casa para eles

Com a chegada da idade mais avançada, algumas mudanças são necessárias para proporcionar maior segurança para idosos em casa.

Contudo, é essencial destacar que muitas ações podem ser feitas para aumentar a segurança de idosos no dia a dia, desde a instalação de equipamentos para evitar quedas e facilitar o acesso, até câmeras de segurança.

Quer ver essas e outras dicas sobre o assunto? Então, siga com a leitura e veja como equipar a casa para atender as necessidades nesta fase da vida.

Instalar barras de apoio

A barra de segurança e o corrimão são considerados itens muito importantes para a segurança de quem é idoso. Ainda, este tipo de equipamento pode ser instalado em todos os locais que o idoso precise de apoio ou que apresente risco de queda.

Banheiros, corredores, escadas, acessos da casa são exemplos de locais indicados para a instalação.

Ter cuidados com o piso

Desequilíbrio e dificuldade para caminhar são situações que acontecem com quem tem mais idade. Por isso, é importante retirar tapetes dos locais de passagens e instalar pisos antiderrapantes pela casa.

Desta forma, é possível diminuir as chances de escorregões, quedas e problemas de acessibilidade.

Proporcionar acessibilidade

Falando em acessibilidade, é importante adaptar a casa para que o idoso circule sem barreiras ou dificuldades. Para quem precisa de cadeira de rodas, portas mais largas, rampas e a adaptação dos móveis é fundamental.

Ainda, instalar interruptores com fácil acesso, como luz e campainhas, trocar maçanetas por modelos que não exijam esforço para manusear, evitar áreas com escada, adaptar cadeiras e poltronas, também ajudam a trazer acessibilidade para dentro de casa.

Manter cômodos iluminados

A iluminação é outro ponto importante quando o assunto é segurança para idosos. Isso porque ao manter os cômodos iluminados, o idoso corre menos riscos ao levantar durante a noite para ir até à cozinha, por exemplo.

Porém, esta iluminação não precisa ser direta. Assim, uma ideia é deixar um ponto de luz aceso em um cômodo próximo ao quarto. Além disso, em vários cômodos, podem ser instalados sensores de iluminação, que acionam a iluminação de forma automática.

Contar com dispositivos eletrônicos

O sensor de iluminação é apenas uma das opções de equipamentos para serem usados na segurança para idosos. Dispositivos eletrônicos, como o Sec-care, que juntamente com um sistema de alarme sem fio JFL, permite acionar a função SOS e pedir socorro a qualquer momento, são fortemente indicados para idosos.

No caso do Sec-care, o equipamento é móvel e pode ser usado com pulseira, como um relógio. Assim, o dispositivo permanece por perto em qualquer ocasião. Caso ocorra algum problema, com apenas um toque no botão SOS, é enviado um sinal de pânico para o sistema de alarme, que por sua vez, informa a central de monitoramento e celulares previamente cadastrados que algo ocorreu.

Além disso, as câmeras de segurança são excelentes para monitorar a rotina do idoso e verificar se ele está bem e seguro, em tempo real.

Como você pode perceber, existem muitos equipamentos de segurança para idosos que podem ajudar na rotina deles. Ainda, conforto, segurança e proteção são essenciais para ter uma longevidade tranquila.Ficou interessado pelo tema? Então, leia o post “Segurança eletrônica para monitoramento de idosos” e conheça mais uma solução para cuidar da terceira idade.


Centro de Treinamento Tecnológico

Seja um profissional de Segurança Eletrônica certificado pela JFL Alarmes.

Acessar Calendário

Cursos de capacitação tecnológica a distância

Aprender sobre os equipamentos JFL nunca foi tão fácil.

Acesse os cursos

Loja JFL

Adquira materiais promocionais com a marca JFL para sua distribuidora e clientes.

Acessar loja JFL

RLG Automatizadores

Conheça os Automatizadores e Cancelas RLG. Uma empresa do Grupo JFL Alarmes.

Acessar site RLG