Você já pensou em utilizar os eletrônicos da sua casa apenas com voz ou por meio de aplicativo e ter o seu dia a dia automatizado? Se isso for um plano para você, é importante saber quais erros você deve evitar ao planejar sua automação residencial.
A realidade é que as pessoas estão levando mais tecnologia para dentro de suas casas e você pode ser o próximo a transformar a sua rotina com esses dispositivos.
Este conteúdo irá te ajudar a entender melhor o que é automação residencial, alguns passos para ter uma casa inteligente, os erros comuns para evitar e muito mais!
O que é automação residencial?
A automação residencial permite agendar e acionar automaticamente dispositivos eletrônicos por meio do smartphone, tablet e computadores. Essa solução é usada para controlar a climatização, iluminação, som e imagem de ambientes, da mesma forma que os dispositivos de segurança, como câmeras e alarmes.
Como ter uma casa inteligente?
O primeiro passo é ter em mente quais são os tipos de automação que gostaria de ter na sua casa, pois, não basta comprar os equipamentos, é importante saber como instalá-los de forma correta. O ideal é encontrar um profissional de segurança eletrônica que te guiará na escolha conforme as necessidades e possibilidades que sua casa oferece. Além é claro de realizar a instalação correta.
Além disso, é preciso considerar alguns passos indispensáveis:
- Escolha a marca certa de dispositivos inteligentes e saiba o que os consumidores falam sobre ela. Existem marcas que são referência no mercado e que terão uma ótima performance;
- Faça um planejamento antes de colocar a ideia em prática. É importante saber como cada um dos dispositivos irá atender às demandas da sua casa;
- Fale com um profissional de segurança eletrônica para evitar riscos e falhas e converse com ele sobre as possibilidades de automação residencial que se adequem às suas necessidades e aos seus hábitos.
Não cometa esses erros durante o seu planejamento
Vimos que é indispensável ter um planejamento, certo? Agora é hora de saber o que você deve evitar nesse processo. Anote alguns erros que são comuns para você não cometê-los e nossas dicas para a sua casa inteligente ter mais eficiência e segurança.
Não considerar uma boa conexão à internet
Uma internet de qualidade é imprescindível. Por isso, você precisa considerar essa questão antes de montar a sua casa inteligente. As soluções de automação residencial necessitam de internet para funcionar com qualidade.
É recomendado um bom roteador para aumentar o alcance da cobertura e estabilidade da conexão. Com uma boa conexão, você poderá conectar vários dispositivos e ter mais chances de que tudo funcione como esperado.
Comprar dispositivos inteligentes de marcas diferentes
Dispositivos de uma única marca foram desenvolvidos para funcionarem de forma integrada. Então, o mais recomendado é que os dispositivos não sejam de marcas diferentes. Isso vai garantir que eles se comuniquem entre si e funcionem adequadamente.
Achar que só a assistente de voz é suficiente na automação residencial
Não basta ter apenas uma assistente de voz. É claro que esse é um dispositivo importante para a sua automação residencial, mas uma casa com funções automatizadas requer a instalação de outros produtos inteligentes, como interruptor, controladores, câmeras, etc.
Não contar com a ajuda de um profissional de segurança eletrônica
Esse é um grande erro. Quando você começa a pesquisar mais sobre automação residencial, percebe que não é tão complicado quanto parece, mas isso não significa que você não precisará de um profissional habilitado para realizar a instalação, manutenção e questões técnicas. Não faça tudo sozinho! Um profissional poderá te auxiliar com o melhor produto e realizar o trabalho sem erros.
Conheça a melhor linha de automação residencial
Os produtos da linha JFL Home foram desenvolvidos para tornar as casas inteligentes e automatizadas. É a promessa do futuro da tecnologia na palma da mão!
A câmera Wi-Fi JFL-SC1, por exemplo, tem benefícios como acesso via app das imagens em Full-HD tanto ao vivo quanto gravadas; função alarme de movimento e som que envia notificação na hora para o smartphone; e a possibilidade de ouvir e falar através da comunicação bidirecional.
Conheça outras tecnologias: controlador inteligente JFL-SG1 que permite o controle via app das principais marcas de portões do mercado; controlador inteligente JFL-SW202 que tem como diferencial a entrada e saída para até duas lâmpadas, possibilitando o controle de forma independente de até dois ambientes; JFL SS1 TW, um interruptor Three-Way, conhecido também como interruptor paralelo, que possibilita ligar ou desligar uma mesma lâmpada tocando o interruptor ou pelo app, e também pelo segundo interruptor (convencional) do ambiente. Ideal para grandes cômodos!
Todas as soluções são facilmente adicionadas e controladas pelo app JFL Home, além de possibilitar a criação de rotinas e automações de forma intuitiva e leve. Disponível para sistemas Android e iOS.
Clique aqui para conhecer essas e outras soluções!
Continue por dentro do universo da segurança eletrônica, cadastre-se em nosso Blog!