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Mudanças no atendimento ao cliente

Uma das consequências já percebidas por empresas e profissionais autônomos é a necessidade de encontrar alternativas para fazer o atendimento ao cliente, principalmente em um cenário de isolamento social.

Diante da tecnologia disponível, o uso de plataformas, aplicativos de mensagem e serviços on-line fez surgir um novo jeito de atender consumidores com mais agilidade, personalização e segurança.

Veja quais são as 4 principais tecnologias e estratégias digitais que você pode implementar na sua empresa e que vão ajudar a manter e conquistar clientes.

1. Whatsapp

O aplicativo de mensagens está em quase todos os smartphones, e hoje, é usado com frequência por empresas para fazer atendimento ao cliente. Vendas, manutenções, consultas técnicas e ações para recompra são feitas pelo Whatsapp. O app possibilita criar uma conta comercial (Whatsapp Bussiness), e oficializar o canal como mais uma opção para atender o público. É importante informar na descrição da conta o horário de atendimento, e procurar interagir de forma padronizada.

2. Delivery

O delivery, ou serviço de entrega, vem crescendo muito. Oferecer a facilidade para que o cliente possa receber produtos na porta de casa é um diferencial que colabora para manter as vendas e aumentar a fidelidade dos consumidores.

Através de plataformas ou do serviço próprio de entrega, lojas e profissionais garantem o conforto e a segurança para quem tem interesse em comprar sem sair de casa.

Fique atento às taxas de entrega, e se for necessário incorporar no preço dos seus serviços, avise o cliente. Além disso, escolha plataformas e serviços de entrega que sejam responsáveis e ágeis, para não comprometer o seu trabalho.

3. Redes sociais

Já que o assunto é atendimento ao cliente e tecnologia, as redes sociais não podem ficar de fora. Muitas empresas já detectaram que redes como Instagram e Facebook são canais para se comunicar com consumidores, mas também, para vender.

Explore as opções que possibilitam criar páginas comerciais, seções para exibir produtos, e entregar informações para os clientes, como tutoriais, explicações técnicas de produtos, entre outros formatos.

E atenção: responda sempre as dúvidas dos usuários e evite deixar alguém sem resposta por muito tempo. As redes sociais aproximam o consumidor das empresas, e é preciso agilidade e transparência para fazer um bom atendimento.

4. Agenda on-line

Mais um recurso tecnológico que pode ser usado por profissionais é a agenda on-line. Além de marcar compromissos, os modelos de agenda possibilitam criar alertas que disparam no celular, fazer reuniões e visitas através da câmera e microfone, agendar manutenções a longo prazo e periódicas, e muitos outros recursos, como integrar agendas e organizar contatos.

O Google oferece uma ferramenta de calendário e agenda gratuita, e compatível com outras funcionalidades oferecidas pela plataforma.

É importante destacar que as tecnologias citadas aqui não exigem grande investimento (muitas delas tem versões gratuitas), mas precisam de atenção para que o atendimento ao cliente seja eficaz e agilizado. Abrir mais canais de contato sem se preocupar com o gerenciamento deles pode ser um problema.

Siga a leitura aqui no blog com o post 5 passos para vender segurança eletrônica de qualidade.


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