Com a chegada das férias no mês de julho muitas pessoas tiram do papel o planejamento de viagens e aproveitam para conhecer novos lugares.
Desfrutar de dias longe do trabalho, da escola dos filhos e de casa requer cuidados importantes para manter a residência segura.
Se você já está com as malas prontas e ainda não pensou na segurança do seus imóvel, saiba que ainda dá tempo para resolver essa questão.
Neste post, você vai conhecer as melhores soluções para cuidar da proteção da sua casa enquanto aproveita as férias viajando.
Sensores de alarmes
Os sensores de alarme são dispositivos utilizados com frequência em residências.
Existem dois tipos de sensores para atender as necessidades de segurança de cada ambiente: os passivos e os ativos.
- Passivo: é um receptor de luz infravermelha que identifica movimentos pela variação da temperatura do local. Alguns fornecedores também classificam o equipamento como sensor de presença. Funciona para ligar a iluminação de áreas protegidas, ou para acionar o alarme e comunicar situações suspeitas;
- ativo: é formado por 2 dispositivos — um deles emite luz e o outro identifica — . No mercado de segurança também é conhecido como sensor de barreira e é acionado quando tem a interferência de algo que atravessa a área protegida.
Cercas elétricas
Equipamento utilizado com frequência em muros, a cerca elétrica é um sistema de segurança que funciona como energizador.
É uma solução que aumenta a proteção por inibir e dificultar invasões em propriedades particulares e comerciais.
A cerca elétrica é feita com fios de aço que conduzem pulsos de alta tensão. O choque emitido pelo eletrificador se repete a cada 1 segundo. Ao ser tocada por alguém, o contato elétrico provoca o afastamento da pessoa.
Estão entre os principais benefícios das cercas elétricas o baixo consumo de energia elétrica e o investimento mais acessível quando comparado com outros sistemas de segurança.
Câmeras de segurança
Registrar a movimentação de ambientes por câmeras é uma solução eficiente para manter a casa segura.
As câmeras de segurança captam imagens para monitorar locais mais vulneráveis, como áreas externas e jardins. Também, são utilizadas em ambientes internos para acompanhar comportamentos de crianças, idosos e até mesmo de pets.
Alguns dos modelos disponíveis no mercado de segurança são:
- Infravermelho: captam imagens em locais com pouca luminosidade;
- IP: as câmeras podem ser acessadas via internet;
- Dome: modelo revestido, indicado para ambientes internos;
- Bullet: um dos modelos mais conhecidos é instalada em tetos e paredes.
Ainda, não basta contar apenas com sistemas de segurança para garantir a proteção da sua casa. O comportamento dos moradores é fundamental evitar tentativas de arrombamentos e invasões durante as férias.
Cuidados como avisar vizinhos de confiança da sua viagem, ser discreto e evitar comentar com estranhos que sua casa estará vazia são atitudes que fazem a diferença e colaboram para a segurança dos ambientes.
Antes de sair para aproveitar as férias de inverno, faça um check list e confira se as recomendações de segurança foram feitas, como trancar todas as portas e janelas.
A instalação dos sistemas de segurança são ágeis e rápidas quando realizadas por empresas especializadas no assunto. Por isso, ainda dá tempo de proteger seus bens antes de viajar.
Conheça as soluções da JFL, escolha o sistema ideal para manter sua casa segura, e boa viagem!