Estar no meio online faz parte da atuação de qualquer empresa. Tanto para as de grande porte quanto para profissionais autônomos, as redes sociais colocam o consumidor em contato direto com marcas e prestadores de serviços. Além disso, a internet se transformou em um dos principais meios para consultar serviços, orçamentos, pesquisar referências, verificar indicações e consultar a concorrência.
Por isso, se você ainda não tem o perfil profissional nas principais redes sociais, saiba que pode estar perdendo oportunidades para conquistar e fidelizar clientes.
Veja algumas dicas de como fortalecer a presença digital nas principais redes sociais e potencialize suas vendas.
Uma das redes sociais mais utilizada no mundo, o Facebook tem mais de 120 milhões de usuários no Brasil. É uma plataforma bastante versátil, que permite integrar com canais de atendimento , de venda e de divulgação.
Você pode usar o Facebook para:
● fazer perguntas aos seguidores sobre produtos, técnicas e o que mais for relevante para o seu negócio;
● oferecer dicas fáceis de segurança;
● usar memes e incluir diversão na informação postada;
● fazer pequenos vídeos;
● compartilhe posts e artigos de outras empresas e pessoas que sejam relevantes
para o seu público.
● fazer anúncios pagos e atingir um determinado público, conforme perfil e região.
É a rede social em crescimento exponencial no Brasil e no mundo. O foco do Instagram é a imagem e é excelente para interagir com os consumidores.
Com recursos para divulgações momentâneas, como os stories, a plataforma ganhou força com as lives, as transmissões ao vivo, e com a utilização de filtros, que oferecem uma experiência de realidade aumentada.
No Instagram, você pode:
● usar recursos como as lives, IGTV e stories para interagir com o público;
● aplicar hashtags nas postagens, para facilitar as buscas;
● repostar conteúdos de consumidores e marcas parceiras;
● desenvolver conteúdo e abusar das ferramentas, como enquete, termômetro e
outras funcionalidades de interação da plataforma.
Diferente das redes sociais já citadas, o LinkedIn atua na presença digital diante de um público mais específico, pois a plataforma tem foco em vincular pessoas por seus interesses profissionais. É a rede ideal para construir bons relacionamentos no mercado, e assim, aumentar as possibilidades de venda do seu serviço.
Mas como usar o LinkedIn para vendas?
● Organize seu perfil, mostre as vantagens da suas competências, serviços e experiências, peça recomendações dos clientes para agregar valor ao seu perfil;
● Participe de grupos, interaja com as publicações demonstrando seus conhecimentos, conheça seu potencial cliente.
● Use a busca avançada para encontrar seu potencial cliente, refine os resultados por localização, cargo, e outros filtros que vão te direcionar as pessoas certas para você vender mais.
● Faça postagens focadas no tema de segurança eletrônica, use o site da JFL para captar informações, compartilhe links e suas experiências pessoais trabalhando conosco. Mostrar o seu trabalho é muito importante, seja por fotos ou textos.
Youtube
A plataforma de vídeos é o espaço ideal para tutoriais, vídeos explicativos e para entregar conteúdos mais densos, por isso, é ótima para aumentar a autoridade de uma empresa. Enquanto no Facebook e Instagram, a recomendação dos vídeos é que sejam curtos, no Youtube é permitido conteúdos mais longos. Mas tudo depende de como o seu público interage.
No youtube, você pode:
● desenvolver conteúdos tutoriais sobre segurança eletrônica;
● fazer link para suas redes sociais nas descrições;
● ter postagens periódicas, como exemplo: publicar vídeo novo toda a quarta-feira.
BÔNUS – WhatsApp Business
Muito utilizado para conversas casuais, o WhatsApp se aperfeiçoou e desde 2018 oferece a conta Business no Brasil. Essa ferramenta é uma excelente solução para micro e pequenas empresas e 76% das pessoas utilizam este meio para se comunicar com marcas.
Você pode instalar o aplicativo no mesmo celular que possua a versão tradicional do app, porém, é preciso adquirir um chip com outro número que será usado somente para seus negócios.
Vantagens de utilizar o Whatsapp Business:
● Todos os dados relevantes da empresa, como nome, e-mail, endereço, site e horário de funcionamento, estarão disponíveis para que seus clientes vejam;
● É possível configurar respostas rápidas para responder dúvidas frequentes, fazendo com que você tenha maior agilidade no retorno das mensagens;
● Criar mensagens automáticas de saudação e de ausência personalizadas para que seu cliente não fique esperando sem resposta.
É importante ficar atento a quais redes sociais são adequadas para cada negócio e estratégia, nem sempre o que funciona bem para uma empresa, vai ser o melhor para a sua.
Para todas as redes, é fundamental que o seu perfil seja profissional, que tenha um planejamento básico para organizar postagens e conteúdos. Ainda, estar de olho nos comentários e dúvidas enviadas por seguidores e usuários é muito importante. Sempre responda com agilidade e cordialidade.
Além de fortalecer a sua presença digital, confira 7 estratégias de vendas que vão complementar as suas ações para conquistar mais clientes.