Como administrar pequenos negócios na crise

A economia tem muitos fatores que influenciam no desenvolvimento de um pequeno negócio, por isso, é necessário encontrar alternativas para administrá-los na crise.

Quem é dono do próprio negócio ou autônomo sabe que os desafios precisam ser enfrentados para escolher decisões com cautela e de acordo com o cenário.

Mas como administrar pequenas empresas durante períodos mais difíceis? Veja algumas dicas para manter o fôlego e se preparar para a retomada.

Dicas para Pequenos Negócios

Crises financeiras e sociais assustam todo e qualquer negócio, e o mercado de segurança eletrônica não fica de fora. Se você é dono de loja ou instalador, tenha como princípio manter a calma. De nada adianta entrar em desespero e tomar decisões equivocadas ou que acarretem mais problemas.

Por isso, acompanhe as 4 dicas para você administrar empresas na crise:

Reduza custos fixos

Comece reduzindo o que está ao seu alcance, como contas de luz, água e telefone. Economize e esteja consciente disso. Aproveite o momento para inserir novos hábitos, e utilize menos recursos. Reduza o uso de água, apague as luzes de locais que não estão sendo utilizados, evite ar-condicionado, aproveite aplicativos de mensagem e a internet para se comunicar, etc.

Veja seus últimos gastos e acompanhe a redução a cada mês. Estimule o controle com bilhetes para lembrar de apagar a luz, por exemplo. Se você tem funcionários, explique a situação, peça a colaboração e promova o engajamento deles.

Fuja de dívidas e empréstimos

A situação econômica em tempos de crise fica delicada, e as instituições financeiras sabem muito bem disso. Assim, ofertas de empréstimos vão surgir com propostas que parecem fáceis, rápidas e cheias de benefícios.É importante reforçar que fazer novas dívidas em meio à turbulência financeira não é o melhor caminho. Para novos investimentos, sempre prefira momentos que a saúde financeira da sua empresa esteja estável, para que a ajuda econômica não se torne um grande problema no futuro. Evite empréstimos, dívidas, investimentos arriscados. O momento é de cautela.

Aposte em estratégias de recompra e rentabilidade

Analise seus produtos e serviços, veja qual deles tem boa rentabilidade, qual você consegue estimular a compra de um equipamento complementar, e ações para manter e conquistar clientes.

Ofereça algumas facilidades, apresente descontos, dê diferentes opções de meios de pagamento e pense no que o seu cliente precisa.

Aproveite para revisitar seu histórico de vendas, seu estoque e recalcule a rota de acordo com o cenário econômico para administrar sua empresa na crise, mas sem ficar paralisado ou esperando passivamente o momento passar.

Ajuste seu planejamento

Quem começou o ano com o objetivo de fazer a empresa crescer precisa ajustar o seu planejamento. Isso porque a crise econômica atingiu todos os setores, impactou no quadro social, e fez com que todo empresário reavalie suas metas.

Estar atento às oportunidades é dar chance para novos planos. A própria crise pode ajudar no desenvolvimento de soluções, como novos meios de atendimento ao cliente, por exemplo.

O impulso que gerou o cenário econômico deste ano é diferente do que os empresários estão acostumados, e todos foram surpreendidos. Mas tudo é aprendizado e passa. Quem precisa focar em pequenos negócios na crise, siga firme.

Busque alternativas, troque informações com colegas de profissão, revise seus planos e faça adequações para passar por esse momento. E mais uma dica: aproveite para ampliar seus conhecimentos técnicos com os cursos online gratuitos e lives da JFL.Para ter mais dicas e informações do mercado de segurança eletrônica, siga o perfil da JFL nas redes sociais (colocar links para as redes sociais).