fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
familias
  • Português
  • Español
  • English

Como administrar pequenos negócios na crise

A economia tem muitos fatores que influenciam no desenvolvimento de um pequeno negócio, por isso, é necessário encontrar alternativas para administrá-los na crise.

Quem é dono do próprio negócio ou autônomo sabe que os desafios precisam ser enfrentados para escolher decisões com cautela e de acordo com o cenário.

Mas como administrar pequenas empresas durante períodos mais difíceis? Veja algumas dicas para manter o fôlego e se preparar para a retomada.

Dicas para Pequenos Negócios

Crises financeiras e sociais assustam todo e qualquer negócio, e o mercado de segurança eletrônica não fica de fora. Se você é dono de loja ou instalador, tenha como princípio manter a calma. De nada adianta entrar em desespero e tomar decisões equivocadas ou que acarretem mais problemas.

Por isso, acompanhe as 4 dicas para você administrar empresas na crise:

Reduza custos fixos

Comece reduzindo o que está ao seu alcance, como contas de luz, água e telefone. Economize e esteja consciente disso. Aproveite o momento para inserir novos hábitos, e utilize menos recursos. Reduza o uso de água, apague as luzes de locais que não estão sendo utilizados, evite ar-condicionado, aproveite aplicativos de mensagem e a internet para se comunicar, etc.

Veja seus últimos gastos e acompanhe a redução a cada mês. Estimule o controle com bilhetes para lembrar de apagar a luz, por exemplo. Se você tem funcionários, explique a situação, peça a colaboração e promova o engajamento deles.

Fuja de dívidas e empréstimos

A situação econômica em tempos de crise fica delicada, e as instituições financeiras sabem muito bem disso. Assim, ofertas de empréstimos vão surgir com propostas que parecem fáceis, rápidas e cheias de benefícios.É importante reforçar que fazer novas dívidas em meio à turbulência financeira não é o melhor caminho. Para novos investimentos, sempre prefira momentos que a saúde financeira da sua empresa esteja estável, para que a ajuda econômica não se torne um grande problema no futuro. Evite empréstimos, dívidas, investimentos arriscados. O momento é de cautela.

Aposte em estratégias de recompra e rentabilidade

Analise seus produtos e serviços, veja qual deles tem boa rentabilidade, qual você consegue estimular a compra de um equipamento complementar, e ações para manter e conquistar clientes.

Ofereça algumas facilidades, apresente descontos, dê diferentes opções de meios de pagamento e pense no que o seu cliente precisa.

Aproveite para revisitar seu histórico de vendas, seu estoque e recalcule a rota de acordo com o cenário econômico para administrar sua empresa na crise, mas sem ficar paralisado ou esperando passivamente o momento passar.

Ajuste seu planejamento

Quem começou o ano com o objetivo de fazer a empresa crescer precisa ajustar o seu planejamento. Isso porque a crise econômica atingiu todos os setores, impactou no quadro social, e fez com que todo empresário reavalie suas metas.

Estar atento às oportunidades é dar chance para novos planos. A própria crise pode ajudar no desenvolvimento de soluções, como novos meios de atendimento ao cliente, por exemplo.

O impulso que gerou o cenário econômico deste ano é diferente do que os empresários estão acostumados, e todos foram surpreendidos. Mas tudo é aprendizado e passa. Quem precisa focar em pequenos negócios na crise, siga firme.

Busque alternativas, troque informações com colegas de profissão, revise seus planos e faça adequações para passar por esse momento. E mais uma dica: aproveite para ampliar seus conhecimentos técnicos com os cursos online gratuitos e lives da JFL.Para ter mais dicas e informações do mercado de segurança eletrônica, siga o perfil da JFL nas redes sociais (colocar links para as redes sociais).


Centro de Treinamento Tecnológico

Seja um profissional de Segurança Eletrônica certificado pela JFL Alarmes.

Acessar Calendário

Cursos de capacitação tecnológica a distância

Aprender sobre os equipamentos JFL nunca foi tão fácil.

Acesse os cursos

Loja JFL

Adquira materiais promocionais com a marca JFL para sua distribuidora e clientes.

Acessar loja JFL

RLG Automatizadores

Conheça os Automatizadores e Cancelas RLG. Uma empresa do Grupo JFL Alarmes.

Acessar site RLG