Cibersegurança: Dicas para se proteger na internet

A internet hoje é uma ferramenta necessária para quase tudo o que precisamos fazer no dia a dia. Ouvir músicas, buscar orientações ou significados no Google, acessar o internet banking para pagar as contas sem enfrentar filas, automatizar ambientes ou mesmo navegar pelas linhas do tempo de redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest para acompanhar os amigos e personalidades.

Todo movimento feito usando a internet é registrado em grandes bancos de dados que traçam o perfil do usuário para, cada vez mais, personalizar sua navegação com anúncios, produtos e conteúdos que satisfaçam seus gostos e desejos.

Tudo isso seria muito vantajoso se fosse apenas usado para o bem do usuário, porém nem sempre é o que acontece. Existem pessoas mal intencionadas que se valem dessas informações para aplicar golpes e agirem de má fé.

Você sabia que somente em 2021 já ocorreram dois grandes vazamentos de informações como registros telefônicos e CPF de diversas pessoas?

Por este motivo é essencial que você, como usuário, saiba mais sobre a cibersegurança. Nesta matéria vamos falar um pouco sobre o tema e deixar também dicas que podem ser úteis na hora de se proteger.

O mundo cibernético

O alto nível de conectividade que presenciamos atualmente é ótimo quando se fala em aplicações de tecnologias que tornam nossa vida mais simples e prática, porém também abre brechas para situações não tão agradáveis assim. Apesar de tudo começar atrás das telas, por vezes, os impactos podem ser sentidos também no mundo não virtual.

Apesar de todos estarmos vulneráveis, o foco dos ataques normalmente são pessoas ou empresas que estão de certa forma conectadas a negócios virtuais com grande movimentação financeira ou que possuem informações estratégicas.

Dicas para garantir sua cibersegurança

A cada dia que passa, as invasões e golpes virtuais ficam mais sofisticados, por isso, o trabalho dos desenvolvedores para combater esses males é contínuo. O esforço desses profissionais é com o objetivo de construir sistemas de inteligência artificial que são capazes de proteger o usuário instantaneamente a partir do momento em que é exposto à uma ameaça.

Entretanto, existem comportamentos que devem ser seus aliados quando se fala em cibersegurança. Alguns deles são:

  • Dê preferência a equipamentos de marcas que, além de fornecer qualidade e eficiência, também se preocupam com sua segurança; 
  • Dificulte possíveis invasões habilitando verificações em duas etapas sempre que possível;
  • Fique atento às atualizações disponíveis dos seus equipamentos, pois o fabricante está em constante aprimoramento do sistema; 
  • Tenha sempre cuidado com arquivos e links recebidos de terceiros. Antes de abri-los, verifique se realmente são seguros;
  • Não instale aplicativos em seu celular que não estejam nas lojas oficiais;
  • Busque trabalhar com senhas complexas e personalizadas em cada um dos dispositivos, assim como seu sistema de segurança.

Já que estar conectado não é uma opção diante do mundo atual, é imprescindível saber como se comportar e se proteger com a cibersegurança. Então fique atento! 

Ao receber a visita técnica para instalação do seu sistema de segurança eletrônica, evite manter as senhas padrão como admin, ABCD ou 123456. Peça a ajuda do profissional técnico para fazer a atualização de acordo com o que achar mais seguro.

A JFL Alarmes se preocupa com a segurança de seus clientes em todos os sentidos e une o melhor da tecnologia para protegê-los dentro ou fora das telas. Inscreva-se aqui para receber matérias semanais completas e relevantes do cenário de segurança.