As câmeras de segurança aumentam a prevenção de ocorrência de delitos em até três vezes, podendo ainda oferecer a vantagem de reconhecimento dos infratores e na solução de crimes, já que há opções que contam com imagens coloridas em qualquer horário do dia ou da noite (tecnologia Always Color), luzes de LED, infravermelho e a ainda a opção de filmagem em Full HD (alta resolução).
Para o profissional de segurança eletrônica é importante garantir a máxima eficiência das câmeras e os seus cuidados na hora da instalação. Saiba as principais técnicas para realizar esse trabalho.
Instalação e cuidados
Além da localização, existem alguns outros fatores bem relevantes na hora da instalação das câmeras de segurança:
Iluminação
Certifique-se de que a iluminação seja suficiente à noite e que a luz do sol não interfira nas gravações para garantir a qualidade das imagens da câmera de segurança. Em especial com as câmeras convencionais, já que as câmeras Always Color filmam colorido dia e noite, pois possuem leds especiais que ajudam na captura das imagens.
Evite posicionar as fontes de luz muito próximas ao equipamento, a fim de evitar uma iluminação excessiva. Em câmeras com função DWDR é possível realizar ajustes para equalizar a intensidade de luz entre o primeiro e o segundo plano, como é o caso da CHD-2340 VF, câmera varifocal full HD da JFL.
Proteção do equipamento
É importante garantir que as câmeras de segurança estejam bem protegidas contra vandalismo ou ações maliciosas, ao colocá-las em locais de difícil alcance. Isso ajudará para que elas não sejam danificadas.
Na hora de escolher o melhor modelo de câmera, é importante observar se ela é ideal para ambientes internos ou externos. Modelos que contam com proteção IP66 e IP67 são ideais para ambientes externos.
Configurações e ajuste de imagem
As câmeras JFL oferecem a facilidade e agilidade necessárias para realizar as configurações essenciais com simplicidade, assegurando a entrega das imagens com qualidade aos clientes.
Através do menu OSD, presentes em quase todos os modelos de câmeras da JFL, é possível fazer ajustes de brilho, nitidez, contraste, saturação entre outros de maneira simples e rápida, bem como outras configurações da câmera.
Também é possível realizar as configurações e ajustes pelo menu dos gravadores JFL. Bem como outras configurações necessárias. Você confere os tutoriais no canal JFL Alarmes no YouTube. Assista aqui.
Onde instalar as câmeras de segurança
Análises de risco
Antes de instalar as câmeras, é necessário realizar uma análise de riscos no local, verifique os pontos críticos da área. Identifique locais vulneráveis e determine as prioridades de segurança do cliente. É importante planejar as áreas de vigilância e considerar as variações de acordo com o cliente e local, como residências ou empresas.
A eficiência e abrangência da instalação fazem parte da estratégia ao instalar as câmeras. Leve em conta nos pontos cruciais a visibilidade e ampla cobertura da área. E não se deixe levar pela comodidade ou experiência, esteja sempre atualizado sobre as melhores práticas e produtos novos no mercado, assim, você e seus clientes estarão sempre à frente quando o assunto é segurança!
Instalação em imóveis alugados para temporada
A lei federal brasileira não tem um direcionamento específico para as câmeras de segurança, mas entende-se que é preciso contemplar dois direitos: a privacidade dos hóspedes, e o direito de propriedade e segurança do proprietário. Contudo, podem existir leis conforme a localidade. Por isso, é importante estar atento às questões jurídicas antes de fazer a instalação. Saiba tudo sobre câmeras de segurança em aluguéis de temporada.
Lei LGPD
As câmeras em empresas são usadas para prevenir situações desagradáveis com o estabelecimento. No entanto, o uso de sistemas de filmagem para segurança das empresas precisam estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Por isso saiba em quais lugares a lei LGPD permite instalar.
Agora, vamos aos locais mais comuns para instalação de câmeras de segurança.
Porta da frente
Captar imagens da porta de entrada e seus arredores é primordial para a segurança e prevenção de possíveis invasões à residência.
Porta dos fundos
Uma grande parte dos ladrões utilizam essa passagem como forma de invadir as residências, principalmente por estar localizada, quase sempre, longe da rua.
Garagem e outras entradas
Não é muito comum a entrada de infratores por esses meios mas, ainda assim, podem ocorrer. Portanto, também são lugares adequados para a instalação das câmeras de segurança.
Ambientes internos
Podem ser instaladas no quarto das crianças, salas, cozinha, área de serviço ou em qualquer outro ambiente que possa oferecer maior segurança.Mas atente-se para a privacidade dos moradores.
Câmeras de monitoramento JFL
Existem diferentes tipos de câmeras de segurança JFL e você pode escolher a que melhor se adequa às necessidades do cliente.
Separamos abaixo as características de alguns dos nossos modelos disponíveis no mercado brasileiro:
– Câmera Always Color: tem uma alta performance na captura de imagens em ambientes pouco iluminados. A câmera com tecnologia Always Color grava imagens coloridas, nítidas, claras e com riqueza de detalhes, tanto de dia quanto durante a noite.
– Câmera infravermelho: possui sensores que captam imagens mesmo quando há pouca luminosidade, sendo capaz de capturar imagens no escuro sem perder detalhes, havendo modelos que inclusive gravam no escuro em até 5MP, ou seja, acima de Full HD.
– Câmera IP: permite acessar as imagens das câmeras via internet sem a necessidade de outro aparelho pois vem com um servidor interno.
– Câmera Speed Dome: possui a função Ultra Low Light que permite o monitoramento de ambientes com baixíssima luminosidade. Além disso, tem a proteção IP66, onde pode ser fixada em ambientes externos sem que ocorra danos no equipamento. Se você ainda não conhece as câmeras Speed Dome, veja as características incríveis que elas oferecem.
– Câmera Wi-fi JFL – SC1 da linha JFL Home, uma excelente opção para clientes que buscam câmeras discretas, com detecção de movimento e que precisem se comunicar, através da comunicação bidirecional. JFL-SC1 pode ser adicionada aos gravadores JFL.
Formatos de câmeras
– Câmera Dome: é uma câmera revestida por um tipo de domo, ideal para instalação em tetos, mas pode ser instalada em paredes também.
– Câmera Bullet: um dos modelos mais populares, ela se parece com um spot de iluminação, podendo ser instalada no teto ou nas paredes e podem ser encontradas em diversas variações.
Você também pode escolher modelos com resolução de imagem em 1 MP, 2 MP, 3MP, 5 MP ou 8 MP. Isso dependerá da qualidade das filmagens que se pretende gravar. De qualquer forma, busque sempre a que melhor se adequa às necessidades de seus clientes.
Conheça as soluções da JFL Alarmes em CFTV e ofereça equipamentos da mais alta qualidade e tecnologia, além de inovação e a garantia de um bom produto que é referência no mercado.
Para saber mais sobre o universo da segurança eletrônica e receber os nossos conteúdos exclusivos e gratuitos, CLIQUE AQUI e cadastre-se!