A ética na segurança eletrônica

O significado de segurança é abrangente e se desdobra de várias maneiras dependendo da situação. Isso inclui também, é claro, o universo da segurança eletrônica. 

Além de equipamentos de alta eficiência e qualidade, a forma como eles são instalados e diversos outros fatores como a confiança do cliente no profissional que irá prestar o serviço, fazem toda a diferença no final das contas. É aí que entra a conduta ética dos profissionais de segurança eletrônica, assunto que vamos explorar neste artigo. 

Boa leitura!

Condutas éticas para profissionais de segurança

Segurança e proteção são assuntos sérios, independente de qual for o perfil do cliente, e devem ser tratados com todo cuidado, transparência e profissionalismo que merecem. 

Apesar de não haver nenhuma regulamentação ou documento de código de ética oficial a ser seguido pelos profissionais de segurança eletrônica no Brasil, é importante estar atento ao exercer suas funções.

Ser ético como profissional de segurança eletrônica é:

  • Ser transparente quanto às possibilidades e limitações do que o sistema instalado pode oferecer para o cliente no quesito proteção;
  • Manter informações e características de projetos e locais trabalhados em total sigilo;
  • Agir de acordo com os valores determinados por sua empresa, seja você autônomo, prestador de serviço ou contratado;
  • Utilizar da melhor gestão de tempo e recursos a fim de obter os resultados prometidos ao cliente sem lesá-lo;
  • Se comprometer com as leis locais na hora de planejar e executar seus projetos;
  • Oferecer transparência em todas as informações fornecidas ao cliente;
  • Atender as necessidades, interesses e objeções do cliente tendo como guia o Código de Defesa do Consumidor.

Atuar eticamente não tem mistério e, nada mais é do que agir de forma íntegra, ter bom senso e se guiar por princípios que prezam pelo respeito, boa educação, segurança física, financeira, patrimonial e moral de todos os envolvidos. 

As vantagens de manter essa postura beneficiam tanto cliente quanto prestador de serviço já que uma relação de confiança está sendo construída que pode trazer frutos a curto e longo prazo.

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