5 dicas para deixar sua casa em segurança e viajar tranquilo nas férias

Tempos de férias são bons demais, né? Passeios, diversão e família reunida. Neste período é muito comum fazer uma viagem para fugir da rotina, desligar dos afazeres do dia a dia e tudo o que você quer é curtir seu descanso sem nenhuma preocupação extra, não é mesmo?

Mas para isso, precisa ter a certeza de manter a casa segura nas férias enquanto está fora e tomar algumas precauções, principalmente devido ao aumento da incidência de roubos, comuns neste período de final de ano.

Listamos aqui algumas sugestões para você manter sua tranquilidade enquanto curte seu merecido descanso:

 

  • Seja discreto – A segurança da sua casa nas férias começa bem antes da sua viagem. Não corra o risco de que a notícia se espalhe e qualquer pessoa fique sabendo que a casa estará vazia. É bom também evitar compartilhar muitas fotografias ou informações sobre as suas férias nas redes sociais;

 

  • Certifique-se de que todas as portas, portões, janelas, travas estão bem fechadas e resistentes – por mais que pareça uma coisa óbvia, por vezes, com a pressa e a ansiedade de sair logo para a viagem, podemos esquecer alguns detalhes básicos para a segurança da casa, então, confira se as portas e janelas estão devidamente trancadas. Também, é importante evitar deixar certas “evidências” de que a casa está sozinha, como, por exemplo, cadeados grandes e correntes do lado de fora dos portões, pois isso demonstra que a casa está vazia. Trancar as portas e janelas no interior da casa também dificulta a circulação em caso de invasões.

 

  • Deixe a chave de sua casa com alguém de confiança – Pode ser algum familiar, amigo ou vizinho, o importante é que alguém possa ficar de olho, que retire as correspondências pra que o acúmulo de cartas no jardim ou na garagem não gere evidência de que a casa está vazia. Em ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas – abrindo janelas, regando jardins, entrando com o carro na garagem;

 

  • Use a tecnologia a seu favor – Invista em alarmes, sensores e em câmeras de segurança que possibilitem que você possa monitorar sua residência de forma móvel, à distância. Antes de viajar, faça testes nesses equipamentos para se certificar de que estão funcionando corretamente e deixe a pessoa de confiança a par do funcionamento dos equipamentos. Também vale a pena utilizar temporizadores para ligar e desligar luzes, rádios e televisões, para dar a impressão de ter alguém na casa.

  

  • Desligue interfone e campainhas – Para verificar se há alguém em casa, os assaltantes podem tocar campainhas e interfones. Estando desligados, esses equipamentos não vão emitir som. Dessa forma, se alguém acionar algum desses dispositivos, não saberá se ele está com defeito ou se realmente não tem ninguém em casa.

 

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA RESIDENCIAL

Para auxiliar nas precauções acima, você pode utilizar uma variedade de equipamentos para reforçar a segurança de sua casa e de sua família.

A JFL possui alguns equipamentos que podem ser muito úteis nesse caso, como você pode conferir a seguir:

Iluminação e sensores – Investir em pontos de luz na fachada, jardins e laterais da casa, junto com sensores de presença também podem inibir a ação de bandidos.

Os sensores de presença funcionam para detectar a presença de pessoas, carros e podem ser configurados para permanecerem acesos durante um determinado tempo, apagando somente ao passar esse tempo e caso não detecte mais nenhum movimento nesse intervalo.

Clique para conhecer os produtos de Iluminação JFL.

Câmeras e sistemas de segurança – Possuir um sistema de segurança, principalmente se monitorado por uma empresa especializada, permite segurança 24 horas por dia. As câmeras podem ser de diversos modelos, oferecendo até mesmo o acesso remoto das imagens em tempo real, gravação de imagens, etc. Também é indicado a instalação de câmeras de segurança nas áreas internas e externas. Elas podem ser do modelo Wi-Fi que são de fácil instalação e ficam conectadas ao seu smartphone, seu PC, possibilitando o acesso remoto das imagens em tempo real e em alta resolução. Elas ainda oferecem a opção de gravar as imagens, bastando adicionar um cartão de memória específico para esse fim.

Além disso, existem sistemas que avisam ao usuário qualquer movimentação estranha na residência, permitindo a rápida tomada de medidas de segurança.

Clique aqui para conhecer os sistemas de CFTV JFL.