Se você é Profissional de Segurança Eletrônica, sabe que as solicitações dos consumidores que desejam manter locais protegidos variam conforme a necessidade e capacidade de investimento de cada um deles.
Para acertar na indicação de qual sistema de segurança oferecer, existem alguns fatores que influenciam diretamente na escolha, e conhecer o seu público é um deles.
Além disso, você precisa estar atento às características do ambiente e ao objetivo do consumidor.
Por isso, neste post você vai descobrir como oferecer segurança eletrônica de qualidade e adequada para cada cliente. Não tenha receio em mostrar opções e indicar as melhores!
Veja alguns pontos importantes para fazer orçamentos e entregar um serviço de qualidade.
1. Conheça seu público
O instalador que reconhece o perfil do público consegue mapear qual a solução mais adequada. Caso seja uma empresa, uma residência de alto padrão ou situações que precisam de algum equipamento para resolver questões bem pontuais, o serviço que será oferecido precisa estar de acordo com o que o cliente busca.
Não deixe de apresentar os melhores equipamentos e sistemas de segurança de qualidade disponíveis no mercado.
Também, não limite as soluções pensando no investimento que será feito. Seu cliente precisa conhecer aqueles que oferecem as melhores facilidades e, certamente, a garantia de dispositivos eficientes, com tecnologia de ponta e que valem a pena para manter locais seguros.
2. Dê opções de equipamentos
Depois de identificar o público, mostre as opções de dispositivos que melhor atendem o perfil do cliente e a necessidade dele.
Apresente os equipamentos mais elaborados, com funcionalidades inovadoras, até os produtos mais simples. Não deixe nenhuma opção de fora do seu orçamento, desde que elas resolvam o problema do consumidor.
3. Explique os benefícios
Ao se deparar com diferentes opções de equipamentos no orçamento, o consumidor pode ter dúvidas de qual é o mais adequado e quais são as diferenças entre eles. Por isso, explique!
Tente usar uma linguagem menos técnica e mais didática para que o cliente compreenda como cada uma das opções funciona, quais são as vantagens e como ele pode se beneficiar de cada uma elas.
Destaque as facilidades e como determinado dispositivo pode deixar o controle e monitoramento da segurança mais ágil.
4. Pense no pós-venda
Um dos pontos que o Profissional de Segurança Eletrônica deve considerar para informar e passar segurança ao cliente é o pós-venda.
Para isso, explicar como funciona a manutenção dos equipamentos, oferecer um atendimento diferenciado e estar disponível para resolver eventuais problemas após a instalação são ações importantes e que ajudam a vender segurança eletrônica com qualidade.
5. Incentive a recompra
O Profissional de Segurança Eletrônica que registra seus clientes e os produtos comprados por eles tem uma estratégia incrível na manga: a possibilidade de recompra.
Sabendo das necessidades do consumidor, dos objetivos dele, é interessante identificar o potencial de compra para ofertar novas soluções, seja para dar cobertura a novos locais, para aumentar a proteção ou a facilidade de monitoramento.
Instalou câmeras em uma residência? Apresente os aparelhos que contam com monitoramento via aplicativo no celular. É mais uma facilidade para o cliente e uma oportunidade de fidelização para o instalador.
Um equipamento que exemplifica bem essa questão é a central de alarme Brisa Cell-804 Sinal que possui uma função chamada Link Installer . Essa função cria um vínculo entre a central de alarme instalada no cliente e você, Profissional de Segurança Eletrônica. Quando a bateria de um dispositivo sem fio estiver baixa, a central, além de informar o cliente, envia automaticamente um sinal para o seu celular previamente cadastrado. Dessa forma você pode entrar em contato com o cliente para informar o fato e aproveitar para oferecer novos produtos ou serviços.
Todos esses passos são importantes para a gestão do trabalho desenvolvido pelo instalador e para vender segurança eletrônica de qualidade. Mas, não basta vender: você precisa entregar o serviço de uma forma que o cliente fique satisfeito.
Para isso, aprimore seus conhecimentos: conheça os guias e tutoriais dos equipamentos, faça cursos e não pare de se capacitar. Essas são atitudes essenciais para aumentar as vendas, além de conquistar e manter a carteira de clientes.