Os sensores ativos são uma solução eficiente e segura para proteger áreas externas e internas de invasões. Eles funcionam emitindo feixes de luz infravermelha, que são interrompidos quando alguém ou algo atravessa a linha de detecção.
A JFL Alarmes oferece uma linha completa de sensores ativos de barreira, com diferentes características e aplicações. Para profissionais que buscam uma solução segura e eficiente para suas instalações, a linha de sensores ativos da JFL são excelentes opções.
O que você vai encontrar nesse artigo:
- Onde instalar sensores de Barreira
- Como funciona os sensores de Barreira
- Características técnicas dos sensores
- Vantagens dos sensores ativos de barreira
- Dúvidas frequentes
- Boas práticas no momento da instalação
- Conclusão
Onde instalar sensores de Barreira
Aqui estão alguns exemplos específicos de como os sensores ativos da JFL Alarmes podem ser usados:
- Proteção de perímetro: os sensores podem ser usados para proteger perímetros externos, como portões, cercas e/ou muros.
- Proteção de áreas internas: podem ser usados em áreas que possuem acesso restrito
- Proteção de ativos valiosos: podem ser usados para proteger ativos valiosos, como joias, obras de arte ou equipamentos.
- Função anti esmagamento: s sensores interrompem o acionamento de portões e cancelas ao detectar que algo está bloqueando o seu feixe.
Como funciona os sensores de Barreira
Linha IRB: Cerca Virtual
A linha IRB é a linha de sensores de barreira com alcance de até 100 metros sem obstáculos. Ele é ideal para proteger grandes áreas, como estacionamentos, pátios e terrenos. Cada sensor possui medidas e quantidades diferentes de feixes infravermelhos, chegando a até 12 feixes e 2,05 m de altura.
IRA-360: Longo alcance
O IRA-360 é um sensor de barreira com alcance de 150 metros – sem obstáculos. Ele é ideal para proteger áreas circulares, como pátios internos e jardins. O sensor possui dois feixes infravermelhos, alinhados por espelho, permitem o ajuste de sensibilidade para criar uma cobertura completa.
Linha IRA digital: Sensores com alinhamento inteligente
Os modelos IRA digital, possuem um alcance até 60m – sem obstáculos, alinhamento inteligente por LED e multifrequência, alguns modelos ainda possibilitam o ajuste de sensibilidade, que contribui para melhor funcionamento evitando disparos indevidos.
Linha IRFLEX e IRA-20: Para portões e cancelas
Os sensores IRFLEX e o IRA-20 são compactos e versáteis. Indicados para interromperem o acionamento de portões e cancelas, evitando acidentes com pessoas e automóveis. Os sensores possuem um único feixe infravermelho, com alcance de 20 metros (IRA-20) e 10 metros (Linha IRFLEX).
Características técnicas dos sensores
Os sensores ativos de barreira da JFL Alarmes possuem as seguintes características técnicas:
- Tecnologia infravermelha: os sensores utilizam feixes de luz infravermelha para detectar a presença de pessoas ou objetos.
- Alcance: o alcance dos sensores varia conforme o modelo. O IRB-1210 possui alcance de até 100 metros, o IRA-360 de 150m e o IRFLEX-110, por exemplo, um alcance de até 10 metros internos e 6 metros externo.
- Quantidade de feixes: a cobertura dos sensores também varia segundo o modelo. O IRB-1210 possui 12 feixes, o IRA-360 possui 2 e o IRA-50 digital possui um único feixe.
- Configuração: realize ajuste de frequência, quando forem necessários vários pares de sensores.
- Compatibilidade: São compatível com qualquer sistema de alarme com fio, eletrificadores, automatizadores e cancelas.
Vantagens dos sensores ativos de barreira
Os sensores ativos de barreira oferecem as seguintes vantagens:
- Segurança: os sensores são uma forma eficaz de detectar invasões.
- Eficiência: os sensores são discretos e não interferem na estética do ambiente.
- Versatilidade: os sensores podem ser instalados em diferentes locais e aplicações.
Dúvidas frequentes:
Qual é a diferença entre sensores ativos e passivos?
Sensores ativos emitem um feixe de luz infravermelho e detectam quando o feixe é interrompido. Sensores passivos detectam o deslocamento da massa calórica, ou seja, a emissão de calor dos objetos que estão no campo de visão.
Qual é a melhor maneira de instalar um sensor de barreira?
A instalação de um sensor de barreira deve ser feita em um local onde o feixe de luz infravermelho não seja interrompido por obstruções, como árvores, arbustos ou veículos.
Como posso evitar falsos alarmes?
Sempre fazendo um bom alinhamento, deixando a base bem fixa para ventos ou alguma coisa que bater não desalinhar o sensor. Caso tenha vários sensores próximos ou que se cruzem, é necessário ajuste da frequência.
Boas práticas no momento da instalação
Deve-se levar em consideração a quantidade de sensores ativos instalados, pois, pode ser necessário incluir no projeto uma fonte de alimentação como Power-512 Plus ou Power-212 Plus, já que o consumo de energia é maior que dos sensores passivos. Garantir a energia adequada é muito importante para o perfeito funcionamento dos sensores.
Conclusão
Os sensores ativos de barreira da JFL Alarmes são uma solução segura e eficiente para detectar invasões em áreas externas e internas. Com diferentes características e aplicações, os modelos oferecem a solução ideal para cada necessidade.
Confira mais:
- Como proteger a sua casa com um sistema de segurança integrado
- Novo estatuto de Segurança Privada: O que mudou e como impacta o trabalho dos instaladores
- 22 super dicas de segurança para quem mora em apartamento
- Como atender o interfone do seu condomínio pelo celular
- Centrais de alarme monitoráveis: Conheça os diferenciais que podem transformar a segurança do seu cliente