Você sabia que tão importante quanto atrair clientes para o seu negócio, é saber gerenciar os que você já tem? Estatísticas mostram que atrair um novo cliente pode sair bem mais caro do que gerar novos negócios em uma base já estabelecida.
Não é tão simples como parece, afinal, para fazer com que um cliente atual compre mais de você ele precisa ser convencido de que isso vale a pena.
Hoje o assunto é sobre como aumentar e gerenciar sua base de clientes para fazer mais negócios. Vamos lá?
Gerenciamento da carteira de Clientes
A carteira de clientes é uma base de contatos onde você tem registrado os dados das pessoas que você já fez algum tipo de negociação. Podem ser contatos ativos, inativos, pessoas que fizeram orçamento, por exemplo.
A ideia quando falamos em gerenciar a carteira de clientes é que você consiga, dentro dessas informações armazenadas organizadamente, identificar oportunidades e antecipar necessidades, seja com intenção de oferecer uma manutenção periódica ou simplesmente checar se o cliente está precisando de seus serviços por algum outro motivo. Essa ação não só melhora os resultados do seu negócio, como estabelece um relacionamento de confiança a longo prazo.
Se certo equipamento possui manutenção de 6 em 6 meses, por exemplo, você tem a janela de oportunidade perfeita para entrar em contato e oferecer o serviço sem nem que o cliente tenha o trabalho de lembrar disso para então te procurar. Aproveite a visita e confira se ele precisa de outros dispositivos ou deseja trocar os que já possui por aparelhos mais modernos, como os lançamentos da JFL Home.
Claro, você só saberá quando e como o cliente precisará dos seus serviços, se mantiver sua base de dados atualizada e organizada. Para isso, o ideal é manter as informações coletadas e histórico de cada um em softwares gratuitos de gerenciamento de cliente, chamados de CRM.
Jornada do Cliente
No mundo do marketing, a jornada do cliente é o caminho entre a descoberta do seu serviço até a contratação dele, o que pode passar por muitas ou poucas etapas dependendo do que está sendo oferecido.
Busque entender na prática, comece a perguntar aos seus clientes como eles chegaram até você. Foi por um anúncio nas redes sociais, uma indicação, pelo seu site? Quais passos eles deram até decidirem pela contratação do seu serviço? Respondendo essas perguntas será possível visualizar o caminho mais eficaz em vez de insistir naquele outro que não é tão bom quanto você achava.
Essa jornada também tem a ver com a maturidade que cada contato tem em relação ao que você oferece, então, para facilitar a forma de falar com cada um, separe-os por categorias:
- Clientes Ativos
- Clientes Inativos
- Possíveis Clientes (também chamados de prospects)
Use essa separação para definir a maneira como e quando abordar cada um deles.
Montando sua base de clientes
Se você não tem muitos clientes e precisa atrair novos contatos com objetivo de aumentar sua base temos algumas ótimas sugestões, olha só:
- Determine o perfil do cliente que você deseja, pois assim você terá uma direção a seguir;
- Aposte nas redes sociais para fazer novos contatos e mostrar sua expertise através de conteúdo de valor;
- Peça indicações aos seus clientes ativos;
- Participe ativamente de feiras e eventos do ramo de segurança eletrônica.
Mesmo na fase de atração de novos contatos, tenha sempre em mente a importância de manter aquecida a base de clientes já ativos. Para isso é preciso dedicação e organização, afinal ele só vai continuar fiel ou indicar seus serviços se estiver satisfeito.
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