As câmeras são um dos equipamentos mais procurados pelas pessoas para garantir tranquilidade e bem-estar. Principalmente, porque o cuidado com a família, com os animais de estimação e com o patrimônio são motivos de sobra para investir em segurança residencial.
Pensando nisso, selecionamos os questionamentos mais comuns sobre câmeras dentro de casa, com destaque para os modelos Wi-Fi. Continue a leitura e confira!
Hora de tirar as dúvidas
As câmeras são muito procuradas para garantir a segurança, mas de tanta oferta surgem também as dúvidas. Que tal solucionar algumas? Para te ajudar, respondemos as principais questões sobre o assunto:
Qual é a diferença entre câmeras internas e externas?
Basicamente, a grande diferença é que os modelos externos são, em geral, mais resistentes à ação do clima e podem conter alguns recursos para compensar a luz do sol, por exemplo. Já as câmeras internas são mais adequadas para o uso em espaço fechado.
Lembre-se que nem toda câmera pode ser usada externamente. Sendo assim, é necessário conversar com o seu profissional de segurança eletrônica sobre as características do produto para escolher o melhor modelo.
As câmeras internas costumam ter características, como:
- Tipo de instalação: as câmeras Wi-Fi, por exemplo, precisam apenas de energia elétrica e internet, sendo uma opção interessante para se ter em casa.
- Campo de visão: quanto maior o campo de visão, maior será a área monitorada. Por exemplo, se você mora em uma casa e quer acompanhar todas as movimentações na sala de estar, a câmera precisará ter um campo de visão compatível. Mas se você é dono de um bar ou restaurante e quer ter uma câmera na área do caixa, o campo de visão não precisa ser tão amplo.
Estou longe de casa, consigo visualizar as imagens das câmeras?
Sim. O profissional de segurança eletrônica poderá instalar um sistema de CFTV, em que as câmeras internas captam as imagens e transmitem para gravadores de imagem (DVR), computadores, smartphones e/ou tablets.
Outra opção, é a câmera Wi-Fi, como a JFL-SC1, que pode ser acessada em um smartphone conectado à internet. Deve-se baixar o aplicativo JFL Home e configurar o seu perfil. Feito isso, é possível visualizar as imagens em tempo real ou vídeos gravados, efetuar comandos, entre outras funções.
O que fazer para armazenar as gravações feitas pela câmera?
Existem diversos modelos de câmeras internas que podem oferecer diferentes métodos de armazenamento de imagens, como:
- Cartão de memória: a pessoa compra o cartão SD e coloca na câmera. Nesse caso, é importante saber quanto tempo de gravação você precisa para escolher a melhor capacidade de memória.
- Nuvem: há modelos de câmeras internas Wi-Fi que tem a tecnologia de armazenamento em nuvem, ou seja, você pode acessar as imagens gravadas em um aplicativo ou plataforma online de qualquer lugar.
- DVR: consiste em um aparelho de gravação e armazenamento que recebe as imagens das câmeras internas e as distribui para os dispositivos. Como se trata de um modelo profissional, sua capacidade de memória é grande.
Quais câmeras internas não precisam de instalação com fiação?
De modo geral, as câmeras Wi-Fi não precisam de mudanças estruturais no ambiente. No entanto, precisam ser ligadas à energia elétrica para funcionar, uma vez que não possuem bateria.
Qual a melhor câmera para quem tem criança em casa?
Recomendamos as câmeras Wi-fi.
A JFL-SC1, por exemplo, tem a possibilidade de ser usada como babá eletrônica. Permitindo o monitoramento de bebês e crianças, ou, também, de animais de estimação. Assim, os pais podem acompanhar o sono do filho durante toda a noite, ou ver e ouvir, se tudo está bem quando não estão em casa, por meio de captação da imagem e do som em tempo real.
Alguma câmera é compatível com assistentes de voz?
A câmera Wi-Fi é conectada ao App JFL, o que dá a opção de integração e compatibilidade com Ok Google ou Alexa. Você pode usar a voz para acessar, em tempo real, as imagens das câmeras por meio do assistente de voz, por exemplo.
Não quero uma câmera Wi-Fi, teria outra opção?
Sim. Os modelos CHD-5225 Dome ou a CHD-3020 IP da JFL, captam e processam imagens de qualidade superior para projetos que necessitam de alta nitidez e riqueza de detalhes. Como a parte estética também é importante, porque o equipamento fica sempre à vista dos moradores, aposte nesses modelos menores com designs modernos.
Clique aqui e cadastre-se para receber as matérias da JFL Alarmes sobre o universo da segurança eletrônica. Saiba das novidades em primeira mão, siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.