Atualmente temos observado um significativo crescimento no número de condomínios residenciais e comerciais. Junto desse crescimento, também ouvimos com maior frequência, notícias sobre casos de assaltos e arrastões em condomínios e que, na maioria dos assaltos nestes locais, a falha está no momento da averiguação ou liberação de visitantes e prestadores de serviços.
A garantia da segurança de todos os condôminos e visitantes é fundamental e um dos recursos para que haja essa a segurança é o uso de tecnologias de monitoramento de condomínios, tais como: instalação de câmeras, alarmes, controle de acesso, etc.
Porém, a eficiência do controle de acesso de um condomínio passa por três etapas essenciais: equipamentos adequados à situação, uma equipe de segurança bem treinada e rígida e moradores conscientes que respeitem as regras. Uma coisa está ligada a outra e não é possível que o sistema funcione plenamente se alguma dessas partes não funcionar.
Portanto, o processo de conscientização da comunidade condominial e o investimento do condomínio em sistemas de segurança e qualificação profissional da equipe de segurança são essenciais para um bom serviço de segurança no condomínio.
Tipos de Sistemas de Segurança
A implementação de barreiras físicas e de todo um aparato tecnológico nas proporções adequadas também fazem o complemento desejável para qualquer gestor de Segurança Privada.
O simples fato da implantação de um bom Circuito Fechado de Televisão(CFTV), por empresa qualificada, em locais estratégicos das residências já inibe bastante as ações de infratores, em virtude da distribuição das câmeras em determinados pontos sensíveis dos condomínios.
Ressalta-se, que a implantação de um aparato tecnológico agregado a uma portaria condominial são ferramentas que possibilitam maior qualidade de serviço e eficiência para o gerenciador de portaria. Porém, é de fundamental importância o pleno manuseio dos equipamentos pelo funcionário responsável, ou pelo contrário, será apenas um equipamento decorativo.
É de fundamental importância que os funcionários sejam treinados para agir com maior eficácia, estando bem preparados e motivados, e que os moradores contribuam para manter o condomínio seguro.
Hoje em dia analisa-se de forma mais profissional o trabalho preventivo, sendo exigido à qualificação profissional do funcionário para a autogestão (busca pessoal para aprimoramento) da função para que o mesmo fora contratado, isso também implica em decisões mais assertivas frente a situações mais complexas do cotidiano. Levando-se em consideração a criatividade e audácia dos bandos especializados, que muito se aproveitaram das falhas dos agentes de portaria pela falta desse profissionalismo qualificado.
Manual de Segurança
Os procedimentos de segurança do condomínio devem estar claros para todos e, para que isso ocorre, o ideal é que exista um manual de segurança.
Este manual deve ser aprovado em assembleias e reuniões de condomínio e entregue a todos os moradores. Além disso, uma cópia deve ficar na portaria para que possa ser consultada sempre que houver necessidade.
Nesse documento, devem constar regras como o acesso de fornecedores e empregados e as penalidades para quem descumprir o que tiver sido acordado. Especialistas em Segurança Patrimonial indicam que o ideal é que o manual seja elaborado por um comitê de segurança eleito pelos próprios condôminos.
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