Por melhor que seja um equipamento de segurança eletrônica e a instalação feita por profissionais qualificados, é natural que, com o tempo, precisem de atenção, e por isso, a importância da manutenção preventiva.
Como o próprio nome sugere, esse é um tipo de manutenção com objetivo de prevenir possíveis falhas e problemas dos equipamentos instalados, verificando um a um a partir de datas previstas após a primeira instalação.
Confira abaixo mais detalhes sobre o que fazer para proteger seus equipamentos.
Como e quando fazer manutenção preventiva
Um dos pontos mais importantes quando falamos neste tema é a frequência com que se recebe o profissional para fazer a verificação. Ela será definida de acordo com as particularidades de cada sistema, já que podem ser formados por diferentes equipamentos e estar sob diferentes condições, como o tempo em que fica ligado, se está na área externa sob chuva ou muito sol, entre outros.
Um tempo médio ideal entre cada manutenção preventiva é de 3 em 3 meses. Em cada visita, o profissional de segurança irá verificar baterias, cabos, conexões, se sirenes estão tocando, se sensores estão detectando normalmente, se é preciso fazer alguma limpeza por conta de acúmulo de sujeira ou oxidação.
Quando necessário, o profissional irá seguir com a manutenção ou até mesmo substituir o equipamento se for o caso.
É fundamental contar com um profissional de segurança eletrônica experiente e que execute sua função de maneira íntegra, pois ele é responsável pela eficiência da segurança do seu patrimônio.
Vantagens da manutenção preventiva em equipamentos de segurança eletrônica
Não existem dúvidas quando falamos das vantagens de se tomar o cuidado de verificar periodicamente como estão as coisas em um sistema de segurança. Afinal, uma manutenção corretiva, aquela que só é feita depois que o algo já aconteceu, pode sair bem mais cara.
Para que não fiquem dúvidas, relacionamos aqui os benefícios que esse cuidado pode oferecer, como:
- Redução de custos ao evitar manutenção corretiva;
- Possível empréstimo de equipamentos enquanto o seu está em manutenção;
- Maior confiabilidade no sistema de segurança;
- Tranquilidade de poder contar com um profissional periódico e de confiança.
Quer saber mais sobre o universo da segurança eletrônica para proteger o seu patrimônio? Clique aqui e cadastre-se para receber semanalmente as matérias exclusivas da JFL Alarmes.
2 comentários sobre “A importância da manutenção preventiva na segurança eletrônica”
Comentários estão fechados.