Para procurar um determinado serviço ou saber mais sobre uma empresa, você costuma pesquisar no Google? Em um estudo feito pela Provokers, foi apontado que 96% dos brasileiros pesquisam na web produtos e serviços de Pequenas e Médias Empresas antes de entrar em contato com elas.
Somado a isso, o levantamento identificou que as empresas que se destacam no buscador apresentam 3 vezes mais chances de ser escolhidas pelos clientes; 5 vezes mais intenções de compra e são consideradas 4 vezes mais “confiáveis” pelos consumidores.
Diante disso, fica evidente a importância de ter um perfil cadastrado no Google Meu Negócio, a plataforma gratuita do Google que apresenta nos resultados de buscas informações da empresa, como localização, serviços oferecidos, avaliações de clientes e muito mais.
Se você é profissional de segurança eletrônica, siga com a leitura e saiba tudo sobre o Google Meu Negócio, como fazer seu cadastro, dicas incríveis e fique por dentro das novidades que a plataforma está preparando para 2022.
O que é o Google Meu Negócio?
O Google oferece gratuitamente uma ferramenta em que é possível cadastrar e gerenciar as informações da sua empresa ou dos seus serviços como profissional autônomo no maior buscador da internet, e ela se chama Google Meu Negócio (ao menos por enquanto! Mas calma que vamos explicar mais sobre isso).
Sabe quando você pesquisa por uma empresa e o Google traz como resposta um painel com fotos, localização, horário de atendimento, avaliações de clientes, canais de contato? Estes dados só aparecem porque a empresa tem um perfil na plataforma.
Por que o Google Meu Negócio é importante?
Bom, se a maioria das pessoas usa o Google para pesquisar produtos e serviços, a importância para profissionais de segurança eletrônica estarem lá já é considerável, não é mesmo? Mas há outras questões que reforçam a pertinência de ter um perfil na plataforma, como:
● Confiança: o próprio Google destaca que empresas e profissionais que têm um perfil na plataforma se demonstram como mais confiáveis para os consumidores. Pense por você: ao buscar dados de uma empresa no Google e não encontrar, você não fica com a sensação que ela não existe ou não tem relevância no mercado? Pois então, isso também acontece com quem busca serviços de segurança eletrônica.
● Credibilidade: segundo a pesquisa da Provokers, 77% dos usuários verifica e compara os comentários do Google Meu Negócio para decidir qual empresa ele vai escolher para comprar um produto ou contratar um serviço. As avaliações dos clientes no Google Meu Negócio são extremamente importantes para a decisão de compra e transmitem a credibilidade da empresa ou do serviço prestado por técnicos e instaladores.
● Interação: a plataforma do Google possibilita que a empresa interaja com seus clientes, sendo vista como mais um canal de comunicação. Afinal, há funcionalidades que permitem que os consumidores avaliem, liguem, entrem em contato por mensagem, videochamada, e trace a rota para chegar até a loja física ou sede, por exemplo.
● Contratação do serviço: ter um perfil no Google Meu Negócio ajuda a divulgar o seu serviço e ser exibido na página de resposta no momento certo, no qual seus clientes estão procurando por soluções em segurança eletrônica. No caso dos técnicos e instaladores, é importante que os usuários lhe encontrem nos resultados para cotar e fechar novos negócios.
Passo a passo para fazer o perfil no Google Meu Negócio
1. Tenha uma conta no Google
O primeiro passo é ter uma conta no Google. Caso você ainda não tenha, digite no campo de busca “Conta Google” e acesse o link. No canto superior direito, clique em “criar conta” e preencha as informações com seu nome, sobrenome, email e senha.
2. Acesse o Google Meu Negócio
Se você já tem uma conta no Google, chegou a hora de acessar a plataforma. Para isso, acesse o Google Meu Negócio e faça seu login para começar a preencher o perfil da empresa.
3. Cadastre as informações
Comece inserindo o nome da empresa ou o seu nome com a sua especialidade. Por exemplo: João da Silva – Técnico em segurança eletrônica. Siga com a escolha da categoria do serviço. Busque por aquelas relacionadas a instalação de eletrônicos, alarmes, prevenção de incêndio, entre outros. Descreva seus serviços, endereço, horário de atendimento, telefone, site e demais dados solicitados pela plataforma.
4. Enriqueça o seu perfil
O Google Meu Negócio permite inserir fotos, link para agendamento, identificar a área de cobertura dos seus serviços, horários especiais (final de semana ou atendimentos emergenciais), videochamada e muito mais. Explore os recursos gratuitos da plataforma.
5. Confirme as informações
Depois de preencher os dados da empresa, você receberá um email do Google para confirmar que sua conta é a gerenciadora do referido perfil de empresa criado no Google Meu Negócio.
6. Pronto! Seu Perfil está no Google
O cadastro costuma ser rápido, é bastante intuitivo, o que facilita para qualquer profissional de segurança eletrônica fazer o seu. Após concluído, você já estará com as informações ativadas na plataforma e sendo exibidas do Google.
Dicas para dar um up no Google Meu Negócio
Além de estar no Google, você precisa gerenciar o perfil. A plataforma permite que os consumidores enviem mensagens para a empresa, por isso, é importante ter agilidade no retorno e não deixá-los esperando.
Também, é interessante solicitar que seus clientes avaliem seu serviço na plataforma para aumentar a sua credibilidade e confiança no mercado. Afinal, já vimos por aqui que as pessoas leem comentários para tomar a decisão de contratação.
Por fim, vale a pena integrar canais de contato no perfil da empresa, como o número do WhatsApp, videochamada, Google Maps, entre outras.
Novidades do Google Meu Negócio para 2022
O Google anunciou no final de 2021 que o gerenciamento do perfil do Google Meu Negócio, antes feito em uma área específica ou pelo aplicativo da plataforma, vai ser feito na página de busca e passará a ser chamado de “Perfil de Negócio no Google”, deixando, aos poucos, o nome Google Meu Negócio de lado. Ainda, o aplicativo vai ser descontinuado este ano.
Na prática, não haverá impacto para quem está entrando agora. Quem já tem o perfil profissional no buscador vai perceber algumas mudanças no layout da página de gerenciamento, mas nada que dificulte as atividades.
E você, já tem o seu Perfil de Negócio no Google? Faça agora mesmo e não esqueça que o Google Meu Negócio é uma estratégia importante de venda. Se você quer conhecer outras, siga aqui no blog e aproveite o artigo “7 estratégias de vendas para melhorar o seu serviço”.