O mercado de segurança eletrônica exige profissionais cada vez mais capacitados para oferecer a melhor solução para seus clientes. Por isso, é essencial conhecer estratégias de vendas para aplicar na captação e retenção do seu público consumidor.
Foi pensando nestas questões que este post foi desenvolvido: para ajudar quem é instalador a potencializar as vendas com estratégias que prometem bons resultados. Acompanhe!
1. Divulgue no Google
Uma das primeiras ações que todo cliente faz para encontrar profissionais e empresas é pesquisar pelo serviço em sites chamados de buscadores, como o Google.
Por esse motivo, é fundamental ter o cadastro do seu negócio na plataforma. A dica é cadastrar as suas informações no Google Meu Negócio. Ele foi feito para que empreendedores, autônomos e empresas divulguem os seus serviços de forma gratuita nos resultados de pesquisa do Google, no Google Maps e no Google +.
2. Incentive a avaliação
A escolha de profissionais para execução de serviços de segurança eletrônica, geralmente, conta com alguns cuidados por parte do cliente, como indicação de amigos e pessoas que tiveram uma boa experiência na contratação.
Ter boas referências é um fator importante para que o serviço seja reconhecido e contratado. Por isso, incentive que seus clientes avaliem o seu trabalho. A avaliação é importante para você ter mais credibilidade e para verificar melhorias.
Você pode utilizar a página do seu negócio no Google para isso. Se você tiver perfil profissional nas redes sociais, como o Facebook, também pode solicitar que eles registrem a opinião na página.
3. Faça uma ação de pós-venda
Depois da instalação, pense no que o seu cliente pode precisar: manutenção? Novos aparelhos? Dispositivos complementares? Uma das estratégias de vendas é colocar como etapa do seu serviço uma ação pós-venda para entrar em contato posteriormente com o consumidor. Se você sabe que será preciso fazer manutenção, já deixe agendada uma nova visita ou ligação para executar os reparos.
4. Foque na qualidade
De nada adianta você divulgar o seu serviço e não entregar com qualidade. No caso dos instaladores de segurança eletrônica, é importante ressaltar que a qualidade deve fazer parte do atendimento, da escolha dos equipamentos, da manutenção e de todas as etapas de contato com o cliente.
Tenha um comportamento profissional, confiável e busque pelas melhores soluções para atender quem contrata seus serviços. É assim que você terá boas avaliações e reconhecimento no mercado.
5. Compartilhe dicas de segurança
Além de divulgar e executar um bom trabalho, fique mais próximo do seu cliente compartilhando informações que sejam úteis para ele. Dicas de segurança, novos equipamentos, inovações são alguns dos assuntos que podem interessar o seu público.
Vale destacar que os consumidores buscam também por conteúdo, além de bons profissionais.
6. Forme parcerias
Amplie a sua rede de contatos. Seja com fornecedores de equipamentos, com outros técnicos ou empresas especializadas. Faça parcerias com profissionais do ramo para trocar informações, fomentar indicações e fortalecer o mercado de segurança eletrônica.
A atenção à concorrência sempre vai existir, mas não abra mão das oportunidades de crescimento profissional.
7. Ative canais de atendimento
Para vender mais e melhorar o atendimento, é importante ativar diferentes canais. Aplicativos, redes sociais, sistemas de delivery são algumas opções.
Como exemplo, o whatsapp virou ferramenta de trabalho e, por isso, é indicado que empresas e profissionais liberais tenham o perfil na versão comercial do app.
Ainda, as redes sociais também são canais utilizados por clientes para a solicitação de orçamento, agendamento de visitas e espaço para esclarecer dúvidas. Esteja em todos eles!
Agora que você conhece as 7 estratégias de vendas para otimizar o seu serviço, comece a colocar a mão na massa. Que tal iniciar curtindo a página da JFL no Facebook? No nosso perfil você vai ler muitos outros posts e pode compartilhar com seus amigos e clientes. Aproveite!