Adotar um sistema de alarme residencial nos dias de hoje é uma das formas mais eficazes de ter tranquilidade e segurança.
Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), o brasileiro está investindo mais neste tipo de sistema. E não é para menos! De acordo com o próprio órgão, a cada 100 tentativas de furtos em locais com alarmes, 94% fracassam.
Atualmente, existem diversas maneiras de proteger uma residência e é preciso ficar atento a qual melhor se adapta em cada caso. Até o final desta matéria você vai conhecer os 4 principais sistemas de alarme residencial para entender qual atende melhor a sua necessidade.
- Sistema de alarme com fio
Esse é o sistema mais tradicional e muitas vezes mais em conta para o monitoramento de residências. Ele tem como vantagem a segurança da transmissão de todos os dados de monitoramento pelos fios, que devem ser instalados pela estrutura do local a ser protegido.
Apesar de muito seguro quando em pleno funcionamento, possui a desvantagem dos fios poderem ser cortados por invasores, impedindo a conexão dos dados e a eficácia da proteção desejada. Porém, quando isso ocorre, os sistemas são capazes de identificar o rompimento e emitir um alerta ao morador.
- Sistema de alarme residencial sem fio
O sistema de alarme sem fio, ao contrário do que muitos acreditam, possui alta confiabilidade devido a tecnologia de ponta envolvida em seus equipamentos. Eles são desenvolvidos para transferir dados com segurança e proteger o sistema contra invasões ou interferências.
Esse tipo de sistema oferece maior autonomia e organização já que cada dispositivo possui sua própria bateria e ausência de fios. Ele pode ser conectado a internet ou a uma linha telefônica para ser monitorada pelo próprio cliente via aplicativo no smartphone ou por alguma empresa especializada, tudo em tempo real.
- Sistema de alarme residencial não monitorado
Os equipamentos utilizados em uma central não monitorada são os mesmos de uma que possui monitoramento, porém a grande diferença é que quando se fala em sistema de alarme não monitorado, quer dizer que o próprio cliente é responsável por acompanhar e tomar as providências necessárias em casos de disparos.
- Sistema de alarme residencial monitorado
O destaque do sistema monitorado é que o cliente tem contratada e conta com uma empresa especializada que irá fazer o monitoramento do sistema por 24h além de ter uma base de dados com todos os registros desde sua ativação.
Aqui o cliente é resguardado pela junção de 3 pilares:
- Uma sirene que será acionada para chamar atenção;
- Uma painel de alarme que envia sinais para a central de monitoramento;
- Conexão via internet, GPRS ou linha telefônica que enviará todos os dados relativos ao disparo para o cliente e a empresa de monitoramento.
Cada um dos sistemas apresentados possui suas particularidades e cabe ao cliente estudar junto ao profissional de segurança de sua confiança qual o mais adequado para seu momento.
Se você está em busca de proteger sua residência com equipamentos de ponta como os da JFL Alarmes, solicite uma conversa com o representante mais próximo por aqui.