Com clientes cada vez mais exigentes, prestar um serviço de qualidade e resolver um problema é o básico. Para se destacar entre os concorrentes é necessário ter um atendimento impecável.
Além disso, pesquisas mostram que um bom atendimento é um fator decisivo ao contratar um profissional. Por isso, mais do que nunca, é importante criar um relacionamento de identificação e confiança com o consumidor.
Quer fidelizar clientes e vender mais?
Confira 3 exemplos de atendimento ao cliente – durante a venda, pós-venda e em caso de suporte – e aprenda o que é um bom e um mau atendimento, além da importância e do impacto desta estratégia nos resultados do seu trabalho.
O que é um bom atendimento ao cliente? E um atendimento ruim?
Independentemente do setor de atuação do profissional, há um conjunto de aspectos comuns considerados pelos clientes para classificar uma experiência como boa ou ruim.
Um relatório de 2020 da Zendesk, mostrou que um bom atendimento é definido por atitudes compreensivas, empáticas e ágeis. Para os clientes, conseguir resolver o problema rapidamente é um diferencial, além de: ter suporte em tempo real; ter contato amigável; ter atendimento em diversas plataformas (redes sociais, WhatsApp, telefone, E-mail); etc.
Já um mau atendimento, tem em comum características como: tempo longo de espera; falta de clareza nas respostas; sistema automatizado que não prioriza o contato humano; falta de simpatia do atendente; ter que repetir informações; não ter horários específicos ou inconvenientes; entre outros.
Abaixo estão algumas descobertas realizadas neste relatório da Zendesk que são importantes. Anote aí!
- Os clientes querem se comunicar com as empresas/profissionais pelos mesmos canais que estão acostumados a conversar com seus amigos e familiares;
- As pessoas buscam por respostas rápidas e eficientes para suas demandas;
- 68% dos clientes ficam aborrecidos quando suas chamadas são transferidas entre departamentos/pessoas;
- Os consumidores estão abertos a bots e à inteligência artificial (IA), mas gostam e confiam no atendimento humanizado.
Qual a importância do bom atendimento ao cliente?
Agora que você já sabe as características de um bom e um mau atendimento ao cliente, vale entender qual a importância disso para o seu trabalho.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) e o Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo (IPS Consumo) mostrou o quanto as empresas e profissionais precisam melhorar em atendimento.
Os dados foram divulgados no portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios e mostram que somente 28% (o equivalente a cerca de um terço da população) demonstram satisfação com os serviços de atendimento corporativos. Os motivos mais citados para isso são:
- Falta de solução para o problema (51%);
- Ausência de agilidade no atendimento (38%);
- Dificuldades com acessibilidade (26%);
- Tratamento generalizado e sem personalização (22%);
- Baixa qualidade no fornecimento de informações (16%).
Com isso, podemos ter uma ideia do que não fazer ao conversar com um cliente e ter em mente que prestar um serviço de qualidade inclui saber se relacionar com o futuro consumidor do seu serviço ou produto.
O atendimento ao cliente é a peça chave para definir o sucesso do seu negócio e das vendas. Pense nisto: ganhar a admiração de um cliente por meio de um bom atendimento significa marketing gratuito, concorda? Principalmente em tempos de redes sociais e avaliações na internet. Um bom atendimento representa um diferencial diante da concorrência e pode ajudar até a fidelizar clientes. Bem importante, não é mesmo?
3 bons exemplos de atendimento para você se inspirar
Para conseguir manter um relacionamento de alta qualidade com os seus clientes, veja 3 exemplos de conversas que podem te ajudar nos seus próximos atendimentos:
Durante a venda: Seja simpático e desenvolva a conversa
O principal intuito do atendimento ao público é resolver problemas e tirar dúvidas. Então, gerar mais incertezas com respostas curtas e sem explicações não é algo vantajoso. Seja atencioso e mostre que você está interessado em ajudar.
Pós-venda: Não abandone o cliente após uma venda
É indispensável fazer o atendimento com uma postura atenciosa e gentil. Quando você busca conversar com o cliente após um serviço prestado, o cliente se sente acolhido e confortável para expor suas dúvidas, críticas e elogios. É importante o profissional não abandonar o cliente após uma venda, isso fará com que ele se sinta especial e mostrará que a qualidade do trabalho importa.
Suporte: Transmita segurança
Outra técnica de atendimento ao público que está diretamente relacionada com a experiência do cliente é conversar de modo que passe segurança. Afinal, é fundamental que os consumidores tenham confiança na sua autoridade sobre o assunto para que o suporte seja de qualidade.
Anote todas as dicas e coloque em prática o quanto antes. Aproveite o poder da comunicação e fidelize clientes.
Se você quer saber mais sobre o assunto, siga aqui no blog e leia o artigo “Profissional de Segurança Eletrônica: Veja como conquistar mais clientes pela Internet”.