Você sabia que a sua empresa pode se diferenciar ao ter uma marca que seja só dela? Ter uma identidade visual é importante para a imagem, o reconhecimento e credibilidade do negócio.
Diante disso, a identidade visual de uma empresa transparece organização, profissionalismo, além de padronizar como ela é apresentada.
Quer um exemplo? Pense como você escolhe entre um serviço e outro. Neste caso, aquele que tem site, está presente nas redes sociais com postagens recentes, apresenta boas avaliações de outros clientes, com certeza, leva você a ter mais confiança do que aquele sem informações e referências, não é mesmo?
Se você ainda não tem e quer saber como fazer uma identidade visual para sua empresa, este post foi feito para te indicar o caminho. Então, siga nele!
Procure quem entende
Você já ouviu o ditado “de médico e louco, todo mundo tem um pouco”? Sobretudo, no mundo dos negócios, pode acrescentar “publicitário” nessa citação. Isso por que, para criar uma identidade visual, é bastante comum que o dono do negócio queira ver as cores e formas que mais lhe agradam, ou ele mesmo decide fazer sem nenhum conhecimento técnico.
Com isso, muitos empresários e profissionais esquecem de prestar atenção no que o seu público gosta e em fatores que influenciam a percepção dos consumidores.
Assim, por todas as questões técnicas que envolvem a criação de uma marca, procure um profissional que entenda do assunto para desenvolver a sua ou dar orientações. Desta forma, você fica seguro que sua identidade visual será aplicável e alinhada com a proposta da empresa.
Explore alternativas
Evidentemente, contratar os serviços de um profissional para desenvolver a sua marca requer investimento, e ele pode variar muito. Porém, saiba que há opções.
Como alternativa, você encontra sites que vendem marcas e identidades visuais com preços acessíveis (porém, não são exclusivas), plataformas nas quais você encontra profissionais capacitados e empresas especializadas, como agências de comunicação.
Às vezes, o profissionalismo pode parecer caro, e o barato pode pesar mais no bolso do que você imagina. Então, consulte diferentes profissionais e avalie propostas.
Atenção às cores e grafias
Você já percebeu que a maioria das marcas de alimentação usam cores quentes, como vermelho e amarelo nas suas aplicações? Segundo a psicologia das cores, o vermelho e o amarelo estimulam o apetite.
Diante deste exemplo, tome cuidado ao escolher os componentes da sua identidade visual. Lembre-se que você trabalha com um serviço que requer confiança. Talvez a combinação de várias cores vibrantes não seja o mais recomendado.
Faça testes
Antes de bater o martelo na escolha da identidade visual da sua empresa, sempre faça testes. Ou seja, simule aplicações da marca e da identidade visual, como em papelaria, uniforme, veículo de trabalho, redes sociais, fachada, etc.
Assim, você consegue avaliar se a aplicação garante uma boa leitura e tem noção de como a marca e a identidade visual ficam em determinados materiais. Além disso, tem a possibilidade de fazer ajustes, caso sejam necessários.
É importante que você perceba que a identidade visual faz parte das estratégias do seu negócio, fortalece a imagem e aumenta a credibilidade do serviço oferecido.
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