fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
familias
  • Português
  • Español
  • English

Guia de boas práticas e dicas para a instalação de cercas elétricas

Quando falamos no mercado de segurança eletrônica, as cercas elétricas são excelentes e econômicas alternativas de proteção.

Com a alta demanda por este equipamento, é grande também a responsabilidade dos profissionais de campo que atuam nas instalações, de se atualizar frente à rápida evolução da tecnologia.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos orientações que vão dar mais clareza na hora da instalação dos eletrificadores de cerca. Dá só uma olhada!

Projeto

Antes de mais nada, é preciso estudar o local de instalação e analisar todas as variáveis que podem influenciar na construção e decorrer do projeto. Esse passo é fundamental para dar agilidade na execução mas principalmente assertividade na hora de iniciar o trabalho e entrega de resultados satisfatórios para o cliente.

Nesse momento são definidos alguns pontos, como:

  • O comprimento da cerca elétrica a ser implantada;
  • Local de instalação do eletrificador;
  • Projeção da passagem de cabos;
  • Localização das hastes de aterramento e sirene;

Verificando esses fatores com atenção é possível evitar erros para não transformar a solução em uma fonte causadora de problemas.

Aterramento

A eletricidade faz parte da rotina e é necessária para que tudo funcione como deve ser. 

Ao ser distribuída por um local, deve-se tomar o cuidado com fugas e ou outros mal dimensionamentos que podem causar danos e prejuízos ao cliente a longo prazo.

Com as cercas elétricas isso não é diferente e o aterramento correto é indispensável para que o sistema de proteção elétrico funcione como o esperado e não cause nenhum acidente. 

O aterramento é uma parte essencial do projeto a ser instalado, já que tem como função proteger e deixar o sistema mais robusto. Por isso, as hastes de aterramento são parte importante e devem ser instaladas corretamente.

Fique atento!

Se o aterramento estiver dando choque é sinal de que há alguma falha em sua instalação. 

Será necessário reforçar o aterramento, verificar se as hastes estão em lugar úmido, se não estão enferrujadas ou com conexões oxidadas e se a sua quantidade é suficiente para o modelo de eletrificador usado na propriedade.

Reconhecimento de Perímetro

O reconhecimento de perímetro feito no equipamento é determinante para o sucesso do projeto, pois é calibrando o eletrificador de forma adequada que ele estará apto para atender corretamente a área a ser vigiada.

Os equipamentos JFL Alarmes fazem esse ajuste automaticamente para que a sensibilidade do eletrificador fique de acordo com o perímetro da cerca elétrica instalada em cada cliente.

Você pode assistir a uma videoaula sobre este processo aqui.

Normas de Instalação

Existem normas que guiam a instalação das cercas elétricas que devem ser conhecidas e respeitadas pelos profissionais que irão fazer o trabalho de instalação ou manutenção. Isso se aplica tanto a ambientes residenciais quanto rurais. Porém, elas variam de local para local, então, antes de instalar o eletrificador, confira se todas as características a seguir se enquadram na norma da cidade ou estado.

Não existem normas federais para instalação de cercas elétricas, existem normas regionais. Caso a cidade onde o produto será instalado tenha uma destas normas específicas para cercas eletrificadas, deve-se obedecê-las integralmente

Confira abaixo as recomendações dadas pela JFL Alarmes:

  • Usar fiação de arame galvanizado, aço inox ou cobre nu;
  • Instalar fiação entre a cerca e o aparelho com isolação mínima de 20 KV e comprimento máximo de 30 metros em cada cabo;
  • Aplicar tensão mecânica nos fios suficiente para não haver frouxidão;
  • Verificar o limite da corrente e o tempo de pulsação da descarga elétrica;
  • Usar hastes para fixação dos fios de boa qualidade presas com parafusos e buchas a no mínimo de 2 metros de altura e espaçamento de no máximo 3 metros;              
  • Finalizar com a instalação de sinalização de alta tensão e perigo.

No desenho a seguir você pode visualizar essas mesmas orientações.

O profissional que está ciente de todas as normas e passos para realizar uma boa instalação de seus projetos, além de oferecerem maior qualidade em seu serviço, oferece também mais credibilidade ao seu cliente, que se sentirá à vontade para contratar novos serviços em caso de necessidade.

A JFL Alarmes tem como constante preocupação o fornecimento de equipamentos e serviços de primeira linha para seus clientes e, com isso, busca parceiros que compartilhem dos mesmos valores.
Quer ver mais materiais que abordam conteúdo técnico? Conheça nosso canal no YouTube clicando aqui.


Centro de Treinamento Tecnológico

Seja um profissional de Segurança Eletrônica certificado pela JFL Alarmes.

Acessar Calendário

Cursos de capacitação tecnológica a distância

Aprender sobre os equipamentos JFL nunca foi tão fácil.

Acesse os cursos

Loja JFL

Adquira materiais promocionais com a marca JFL para sua distribuidora e clientes.

Acessar loja JFL

RLG Automatizadores

Conheça os Automatizadores e Cancelas RLG. Uma empresa do Grupo JFL Alarmes.

Acessar site RLG