fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
familias
  • Português
  • Español
  • English

Internet das Coisas: como é aplicada na segurança eletrônica?

Você já deve ter ouvido falar sobre Internet das Coisas, certo? O termo foi muito utilizado quando o assunto era tendência, e hoje, já tem aplicações em muitos segmentos, como é o caso do mercado de segurança eletrônica.

Quer saber um pouco mais? Siga a leitura do post para conhecer o conceito de Internet das Coisas e como ela está inserida nos dispositivos de proteção, somando funcionalidades recursos mais tecnológicas.

O que é Internet das Coisas?

A Internet das Coisas se refere a uma tendência tecnológica de conectar objetos e itens do dia a dia à internet. O acesso a rede de computadores permite controlar os objetos conectados de forma remota, além de mapear dados, programar ações e verificar status  a distância.

Como a Internet das Coisas é aplicada na segurança eletrônica?

Para explicar como a Internet das Coisas funciona, veja os exemplos de aplicações da tecnologia em dispositivos de proteção eletrônica. Serão apresentados casos mais simples e mais acessíveis, sem deixar de fora os mais inovadores. Confira

  • Fechadura inteligente: são conectadas à internet e possibilitam que portas sejam controladas pelo smartphone do usuário. Ainda, alguns modelos enviam imagens de quem está diante da porta para o dono do local, que pode permitir a liberação da porta também pelo celular;
  • CFTV: atualmente, o mercado já oferece câmeras com conexão wi-fi que trocam informações com aplicativos instalados em smartphones, como o active mobile da JFL. Através deles, é possível ter acesso às imagens das câmeras.
  • sensores de proximidade: os modelos mais inovadores permitem que o dispositivo detecte movimento e pode ser aplicado para diversas funções. Se você já foi em algum estacionamento que identifica as vagas disponíveis, pode saber que é muito provável que tenham utilizados sensores de proximidade para implementar o serviço.

Quais são os benefícios da Internet das Coisas para a segurança eletrônica?

A Internet das Coisas proporciona agilidade para os serviços de segurança eletrônica. O tempo de resposta para o envio das informações é muito mais rápido com o acesso on-line.

Ainda, o armazenamento em nuvem das informações coletadas pelos dispositivos possibilita a análise de comportamentos e padrões, que podem ser alterados ou melhorados.

Quais são as principais tendências da Internet das coisas?

Para a segurança eletrônica, a Internet das Coisas tem grande aderência e contribui para que os equipamentos sejam cada vez mais inovadores, fáceis de gerenciar e agreguem mais soluções.

Alguns produtos já são considerados tendências quando o assunto é dispositivos de proteção conectados, como é o caso da cerca virtual.

Funciona da seguinte forma: o usuário limita uma área que, ao ser ultrapassada pelo objeto  monitorado, o equipamento envia a informação através de conexão via GPS para o smartphone cadastrado. Como exemplo, é uma solução para pais controlarem a localização de seus filhos remotamente.

Com os exemplos citados no post, ficou claro para você que a Internet das Coisas já faz parte de muitos equipamentos? As aplicações da tecnologia vêm, cada vez mais, trazendo novas soluções, conforto e inovação para quem quer estar seguro.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe nas rede sociais.


Centro de Treinamento Tecnológico

Seja um profissional de Segurança Eletrônica certificado pela JFL Alarmes.

Acessar Calendário

Cursos de capacitação tecnológica a distância

Aprender sobre os equipamentos JFL nunca foi tão fácil.

Acesse os cursos

Loja JFL

Adquira materiais promocionais com a marca JFL para sua distribuidora e clientes.

Acessar loja JFL

RLG Automatizadores

Conheça os Automatizadores e Cancelas RLG. Uma empresa do Grupo JFL Alarmes.

Acessar site RLG